Sociedade

Fim de cursos de Pedagogia sem defesa de monografias

Os cursos superiores de Pedagogia podem deixar de ter defesas de monografia, no quadro das novas medidas a serem adaptadas neste subsistema de ensino angolano, a partir do ano lectivo 2021/2022, caso a proposta seja aprovada pela Comissão Nacional da Harmonização Curricular.

01/04/2021  Última atualização 08H14
Ângulo de uma instituição que ministra cursos de Pedagogia © Fotografia por: DR
A informação foi avançada, na terça-feira, pelo coordenador da Comissão Nacional para a Educação e Formação, Nbiavanga Fernando.
Segundo o coordenador, que falava à imprensa no final do workshop sobre harmonização curricular no ensino superior, os estudantes passarão a apresentar um relatório de estágio supervisionado, que substituirá o trabalho de final de curso.

Pretende-se, de acordo com o responsável, uniformizar os cursos e trabalhos de finais de curso para todas as unidades universitárias.
"O que pretendemos é uniformizar o ensino da Pedagogia quer nas universidades públicas quer nas privadas", reforçou.

Nbiavanga Fernando avançou que a missão é reorganizar o perfil de saída para todos os estudantes universitários, em qualquer universidade do país.
Já a coordenadora da comissão de instalação da Universidade do Namibe, Cármen dos Santos, disse que o processo é necessário porque vai trazer um fio condutor à formação em todas as instituições superiores do país.

"Essa uniformização vai trazer uma harmonia e uma base técnica que vai reforçar as competências e equiparar todos os cursos que tenham a mesma tipologia e a mesma área científica", asseverou.
O Governo angolano, por meio do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, quer harmonizar até 70 por cento os currículos das instituições do ensino superior, sobretudo cursos da mesma área do conhecimento, de forma a melhorar a mobilidade de alunos e professores pelo país.

O ensino superior possui oito universidades públicas, sete institutos superiores públicos e 57 instituições privadas, entre universidades e institutos superiores politécnicos, onde estão matriculados pelo menos 200 mil estudantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade