Desporto

Final brasileira reduz desvantagem para a Argentina

A final entre Palmeiras e Santos, no próximo sábado, no Maracanã, dará ao futebol brasileiro o seu 20º título na história da Taça Libertadores. Com isso, a diferença no quadro geral em relação à Argentina, líder no quesito, ficará em cinco taças. Até 2020, 25 edições foram conquistadas por clubes do país vizinho.

26/01/2021  Última atualização 12H03
© Fotografia por: DR
O terceiro país mais vitorioso na principal competição do continente é o Uruguai, com oito títulos divididos entre o pentacampeão Peñarol e o tricampeão nacional, ambos da capital Montevidéo. Colômbia e Paraguai são as outras duas nações com mais de uma conquista (3). Chile, com o Colo Colo em 1991, e Equador, com a LDU em 2008, são os outros que já chegaram ao topo. Bolívia, Peru e Venezuela ja-mais alcançaram a glória máxima. 

Dos cinco clubes que mais vezes foram campeões da Libertadores, nenhum é brasileiro. O Independiente é o recordista, com sete conquistas, seguido pelo compatriota Boca Juniors, com seis. O terceiro da lista é o uruguaio Peñarol, com cinco, ao passo que os argentinos River Plate e Estudiantes acumulam três. O Brasil tem três tricampeões: Grémio, Santos e São Paulo. Assim, se o Peixe (Santos) superar o Palmeiras torna-se isoladamente o brasileiro com mais títulos do torneio sul-americano e ombreará com Estudiantes e River Plate. Já o Verdão (Palmeiras) busca o bicampeonato - foi campeão em 1999. 

O clube tenta igualar oCruzeiro,Flamengo e Internacional, os outros dois brasileiros com duas taças. Atlético-MG, Corinthians e Vasco chegaram ao topo uma vez cada.   
Ranking de títulos por país 
1º Argentina - 25 títulos; 2º Brasil (20); 3º Uruguai (8); 4º Colômbia e Paraguai (3); 5º Chile e Equador (1 título). Clubes mais vitoriosos: 1º Independiente (ARG) - 7 títulos; 2º Boca Juniors (ARG-6); 3º Peñarol (URU-5); 4º River Plate e Estudiantes (ARG- 4), 5º Grémio , Santos, São Paulo (BRA-3), Nacional (URU-3) e Olímpia (PAR-3); 6ª Cruzeiro, Internacional , Flamengo (BRA-2) e Atlético Nacional (COL-2); 7º Atlético-MG, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Colo Colo (CHI), Racing (ARG), Argentinos Junior (ARG), Velez (ARG), Once Caldas (COL), LDU (EQU) e San Lorenzo (ARG) - 1 título.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto