Cultura

Fineza Teta distinguida no “Angola 35 Graus”

Mário Cohen

Jornalista

A artista plástica Fineza Teta foi homenageada, em Luanda, com um diploma de mérito, pelo seu contributo para o desenvolvimento das artes no país, no prémio “Angola 35 Graus”, edição 2021.

12/03/2021  Última atualização 09H58
Artista plástica viu reconhecido o seu trabalho de mais de 20 anos em prol das artes angolanas © Fotografia por: DR
A única artista a conquistar o Ensa-Arte disse ao Jornal de Angola ser uma grande honra a ser distinguido no prémio, por ser sobretudo um reconhecimento das artes plásticas e do papel que tem desenvolvido na sociedade angolana.
Distinguida no passado dia 25 de Fevereiro, Fineza Teta frisou que o seu sucesso nas artes plásticas é resultado de um trabalho árduo, que tem o auxílio de uma equipe eficiente.

Para a artista, é especialmente gratificante ser reconhecida por uma organização credível como o "Angola 35 Graus” e, acima de tudo, "honro o meu Criador pela graça permanente na minha vida”, confessa Fineza Teta.
Agradeceu o consolo familiar, amigos, fãs, e todos que directa ou indirectamente têm apoiado a sua carreira artística. "Essas pessoas têm um grande apreço e gratidão na minha carreira profissional”.

Visivelmente alegre, Fineza Teta disse que a última vez que expôs foi o quadro de pintura "As Expressões de Uma Artista em Confinamento”, em Maio de 2020, na sua página oficial do Facebook,  por força da Covid-19, que está a assolar o mundo.
Fineza Teta nasceu a 26 de Dezembro de 1977. Começou a criar bases no mundo das artes plásticas, no Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural (INFAC), actualmente Escola Nacional de Artes Plásticas.

Detentora de diversos prémios nacionais e internacionais, Fineza Teta começou a sobressair no mundo das artes plásticas ao vencer o grande prémio de pintura Ensa-Arte, edição 2014, sendo a primeira mulher a vencer o galardão.
Já expôs várias vezes individualmente com destaque para "Printed Wo-man”, expressão em língua inglesa que significa "Mulher Impressa”, na Cidade de Pretória, África do Sul, marcando a sua internacionalização, "As Cores da Liberdade”, no Memorial António Agostinho Neto, e "Fragmentos”, no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), em Luanda, assim como apresentou os seus trabalhos nas Expo Saragoça, 2007, Xangai, 2010, Seul, 2012 e Milão, 2015.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura