Regiões

Fisioterapia funciona num espaço exíguo

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

A exiguidade do espaço da área de Fisioterapia do Hospital Geral da Lunda-Sul está a limitar o atendimento de pacientes, pois, o número elevado das pessoas, que diariamente procura pelos serviços, maioritariamente provenientes das províncias da Lunda-Norte, Bié, Moxico e Huambo, não é consultado.

29/03/2021  Última atualização 07H00
Fisioterapia na província precisa de mais equipamentos © Fotografia por: Kamuanga Júlia | Edições Novembro
Segundo uma das especialistas da área, Eva Jacinto, só há vagas para consultas no próximo mês de Novembro, porque diariamente "são atendidos apenas 55 pacientes”, pelas razões aludidas.
O sector presta assistência a 78 pacientes, dos quais, 25  homens , 42 senhoras e 11 crianças. Desde o arranque do novo Hospital Geral, no ano passado, a Fisioterapia já atendeu mais de 10 mil  pessoas”, informou  Eva Jacinto, explicando que  as causas que levam  geralmente os pacientes a procurarem os serviços de reabilitação física estão relacionadas com traumatismos  provocados por acidentes de viação, AVC, lombalgias, cervicalgia e  paralisia plexo branquial.

A Fisioterapia do Hospital Geral da província, segundo a técnica, depara-se com a falta de   alguns equipamentos para a equoterapia, camas específicas para tratamento e piscina para a hidroterapia. " Actualmente dispomos  de bicicletas específicas, barras paralelas, escadas de canto, rodas de braça, infravermelho e bolas”, realçou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões