Sociedade

Formação em empreendedorismo avança

Nicolau Vasco|Menongue

Jornalista

83 jovens, formados nas especialidades de corte e costura, empreendedorismo e montagem de antenas parabólicas, foram colocados à disposição do mercado, na quarta-feira, em Menongue, província do Cuando Cubango, pelo Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP), no âmbito do Programa Avança.

13/03/2021  Última atualização 11H34
Programa Avança proporciona formação de curta duração © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro | Menongue
 De acordo com o chefe dos serviços do INEFOP, Xavier Chicuata, o Programa Avança tem como finalidade proporcionar aos jovens, cursos de curta duração, de 15 até 30 dias, para a sua inclusão no Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), que desde o seu lançamento no Cuando Cubango, o ano passado até a presente data, já proporcionou perto de 200 novos empregos directos.

O curso de corte e costura teve a duração de 30 dias, empreendedorismo 15 e montagem de antenas parabólicas 20 dias, o que permitiu habilitar os jovens com conhecimentos avançados sobre estas áreas de serviços, estando  aptos para montarem o seu próprio negócio e gerar empregos.
Xavier Chicuata sublinhou que nos últimos dias, o "Programa Avança”, pela sua importância, está a ganhar a simpatia da juventude da província. Neste momento, no Cuchi, estão já inscritos 150 candidatos para frequentarem também os cursos de curta duração.

Disse que o INEFOP, no final deste mês, vai lançar para o mercado de trabalho mais de 660 jovens formados em alvenaria, administração e gestão, canalização, contabilidade, electricidade, corte e costura, informática, mecânica e serralharia promovidos nos centros de formação profissional do Cuchi, Cuito Cuanavale e Menongue, com a duração de nove meses.

O INEFOP pretende promover um ciclo de formação nos municípios de Dirico, Mavinga, Rivungo, Calai, Cuangar e Nancova, onde não existem centros de formação profissional, com recurso às oficinas instaladas em camiões para os cursos de marcenaria, corte e costura e mecânica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade