Desporto

França bloqueia jogadores estrangeiros

A dez dias da realização das últimas duas jornadas referentes às eliminatórias para o Campeonato Africano das Nações (CAN) Total Camarões 2021, a Liga de Futebol Profissional (LFP) anunciou nesta quarta-feira, dia 17 de Março corrente, em comunicado de imprensa, que todos os clubes franceses da Ligue 1 e da Ligue 2 concordaram em não dispensar seus internacionais não europeus.

19/03/2021  Última atualização 08H00
© Fotografia por: DR
A decisão se enquadra nos regulamentos da FIFA, que permitem esse direito, uma vez que as restrições de saúde impostas pelas autoridades francesas conferem um período de isolamento de mais de cinco (5) dias para os viajantes vindos de um país que não pertença à União Europeia.

"Por iniciativa dos presidentes dos clubes da Ligue 1 e da Ligue 2, uma consulta foi realizada na quarta-feira, 17 de Março, com todos os dirigentes máximos dos grémios sobre jogadores que não sejam da selecção A da França que provavelmente participarão de uma partida fora da zona da UE / EEE durante o próximo período internacional em Março.

Assim, na ausência de uma isenção de Setembro para jogadores internacionais estrangeiros disponibilizada à sua selecção nacional e tendo em conta os tempos de resposta impostos pelos regulamentos internacionais, os clubes da Ligue 1 Uber Eats e Ligue 2 BKT decidiram por unanimidade nesta quarta-feira, 17 de Março aplicar a circular da FIFA de 5 de Fevereiro de 2020 levando em consideração as muitas restrições de viagens no mundo”, lê-se no comunicado.

Trata-se de um grande golpe para as selecções africanas que têm vindo a divulgar as suas convocatórias para os jogos das aludidas jornadas, pois, por força da decisão, terão que prescindir dos jogadores que actuam em França, que constituem uma boa parte de reforços para essas partidas cruciais.

A título de exemplo, o treinador do Senegal, Aliou Cissé, convocou um grupo de 12 dos 26 jogadores que actuam em França e, em função dessa medida, terá de recorrer à última da hora para a prata interna, para suprir a lacuna criada.
Isso implica que, mesmo para os técnicos que já previam essa situação, tudo ficou complicado, pois, são obrigados a rever os seus planos no último momento, que certamente passa pela chamada dos jogadores locais.
Augusto Panzo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto