Política

França quer relançar a economia africana

César Esteves

Jornalista

A Cimeira África-França, marcada para terça-feira, em Paris, vai abordar, entre outros assuntos, o financiamento das economias africanas.

16/05/2021  Última atualização 08H37
Um ângulo de Paris, que acolhe encontro que vai abordar financiamento das economias africanas © Fotografia por: DR
Um dos objectivos desta cimeira, que vai juntar vários Chefes de Estado africanos, entre os quais o Presidente João Lourenço, que deixa hoje Luanda com destino a Paris, é encontrar formas de financiamento capazes de relançar as economias dos países de África, muitos dos quais fortemente afectados pela Covid-19.

 Criar condições para atrair formas de liquidez dos sectores público e privado dos países africanos, para abrandar a subida das taxas de juro provocadas pela crise pandémica na economia mundial faz, igualmente, parte dos objectivos do encontro.

 Além dos Chefes de Estado africanos, são aguardados em Paris, para o evento, representantes de países europeus, como o Primeiro-Ministro português, António Costa. A iniciativa francesa coincide com a presidência portuguesa da União Europeia.
À margem do evento, o Presidente João Lourenço terá reuniões com o Presidente francês, Emmanuel Macrón, com o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa.

 Esta é a segunda vez que João Lourenço se desloca a França, na qualidade de Chefe de Estado. A primeira, foi em Maio de 2018. França foi o primeiro país da Europa a ser visitado por João Lourenço, na qualidade de Chefe de Estado.  
Na ocasião, foram assinados quatro acordos de cooperação, nomeadamente no domínio da Defesa, Agricultura, Convenção sobre a subvenção dos estudos com o Fundo para Expertise e o reforço das capacidades da Agência Francesa de Desenvolvimento e Estabelecimento do Proparco – Promoção e Participação para a Cooperação Económica – filial da AFD para o sector privado.

 As relações diplomáticas entre Angola e França datam de Fevereiro de 1976. As bases da cooperação bilateral foram criadas, em 1982, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação. Os dois países partilham diversos interesses económicos, tendo o comércio bilateral atingido 1,4 mil milhões de euros, em 2013. As importações de França para Angola alcançaram, em 2014, um valor estimado em 770 milhões de euros.
 De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), António Henriques da Silva, foram já registados, de 1992 até o ano passado, 98 projectos de investimentos provenientes de França.

Ao falar no encontro, em Março deste ano, com a equipa económica da Embaixada gaulesa em Angola, António Henriques da Silva ressaltou que os projectos de investimento provenientes de França privilegiam os sectores da Indústria, Prestação de Serviços, Construção Civil, Comércio e Agricultura.

 As actividades de origem francesa geraram um investimento no valor de 242,8 milhões de dólares de projectos aprovados. "Observando a balança comercial entre os dois países, é possível constatar que Angola e França têm grandes parcerias económicas de exportação e importação”, afirmou, na altura, o presidente da AIPEX.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política