Sociedade

Funcionário do BCI detido no Lubango

Arão Martins | Cuvango

Jornalista

Um funcionário do Banco de Comércio e Industria (BCI), de 54 anos, assistente de clientes, acusado de crimes de falsificação de documentos, abuso de confiança e branqueamento de capitais, foi detido, há dias, na cidade do Lubango, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

16/01/2021  Última atualização 14H25
Segundo o porta-voz do SIC-Huíla, Sebastião Vika, o processo-crime foi movido face às  reclamações apresentadas pela Administração Municipal do Lubango junto da instituição bancária, onde era depositado o dinheiro arrecadado. O acusado era o agente da conta.

Sebastião Vika explicou que, em função da situação, fizeram-se as diligências e as investigações para se apurar a ocorrência, que culminou com a detenção do funcionário bancário. De acordo com o porta-voz, do levantamento feito pelo SIC na instituição bancária levaram à apreensão de mais 1600 talões de depósito falsos, com um desfalque de quase três milhões de kwanzas. O acusado, depois de ser ouvido pelo magistrado do Ministério Público, foi conduzido à Penitenciária do Lubango.

Já no passado dia 12 do mês em curso, o SIC, através do Departamento de Combate à Corrupção, realizou uma micro-operação, que resultou na apreensão de uma viatura de marca Toyota, modelo Hilux, cor cinzento, com a chapa de matrícula HLQ- 39- 75, de caixa aberta, em bom estado técnico. O veículo faz parte do inventário da Administração Municipal do Lubango. 

 Sebastião Vika disse que a viatura havia sido atribuída ilegalmente, por meio de uma declaração, emitida pela Administração Municipal, a favor da cidadã de 55 anos, ex-administradora-adjunta reformada em 2020.Observadas as formalidades legais, disse, efectuou-se a entrega a título de fiel depositário à Administração Municipal do Lubango.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade