Mundo

Genebra encerra uma investigação a Alex Saab

A Procuradoria de Genebra encerrou por “falta de provas” uma investigação sobre o empresário colombiano Alex Saab, considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que enfrentava acusações de suposta lavagem de dinheiro através de contas na Suíça e continua detido em Cabo Verde.

29/03/2021  Última atualização 08H03
Alex Saab encontra-se ainda detido em Cabo Verde © Fotografia por: DR
Um porta-voz da Procuradoria de Genebra confirmou à agência de notícias espanhola Efe que o processo aberto contra Saab em 2018 já foi encerrado em Dezembro de 2020, por falta de provas.
Alex Saab encontra-se ainda detido em Cabo Verde e enfrenta uma possível extradição para os Estados Unidos, onde está a ser processado pela Justiça por alegada corrupção.

Alex Saab, de 49 anos, foi detido a 12 de Junho de 2020 pela Interpol e pelas autoridades cabo-verdianas, durante uma escala técnica no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na Ilha do Sal, com base num mandado de captura internacional emitido pelos EUA, quando regressava de uma viagem ao Irão em representação da Venezuela, na qualidade de "enviado especial”.

Segundo uma nota da defesa de Alex Saab, o Ministério Público suíço investigou informações obtidas junto do banco local UBS, que evidenciavam movimentos entre contas bancárias apenas dentro do país, pelo que as provas eram insuficientes para dar seguimento ao caso.

Confrontado com a pressão dos EUA, o Tribunal de Justiça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) salienta que Saab deve ser libertado, considerando a sua detenção "arbitrária e ilegal”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo