Desporto

Gordo colecciona recordes em Kazan

O nadador angolano Salvador Gordo superou, ontem, o próprio recorde absoluto dos 100 metros mariposa, durante a disputa do Campeonato Russo de Natação, em Kazan, com o registo de 55 segundos e 57 décimos, na piscina de 50 metros.

09/04/2021  Última atualização 10H35
© Fotografia por: DR
A anterior marca estava fixada em 56 segundos e 81 décimos. Gordo terminou a primeira fase do ciclo de estágio de preparação de sete meses da Federação Internacional de Natação (FINA), no Centro de Alto Rendimento de Kazan, Rússia.O atleta, especialista nos 100 metros mariposa, fica em solo russo até ao mês de Agosto. A ida de Gordo à Rússia faz parte de um pacote destinado a atletas com os mínimos FINA, obtidos ao longo do ciclo olímpico.

Nesta segunda-feira, o atleta bateu o próprio recorde, na categoria de júnior, dos 200 metros mariposa,  e na quarta-feira superou a marca de Henriques Mascarenhas, nos 200 metros estilos. Em declarações ao Jornal de Angola, via rede social WhatsApp, Salvador Gordo disse que o objectivo é qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020. "Disputei quatro campeonatos em Kazan. Melhorei as minhas marcas. A minha expectativa passa por fazer uma boa prestação e atingir o objectivo nas próximas provas. Prometo dar o melhor”, assegurou.
Em relação à selecção dos atletas para os Jogos de Tó-quio, o nadador revelou que a Federação Angolana (FAN) ainda não definiu os crité-rios. "Neste ano, tive maior número de pontos FINA e orgulho-me muito. Mas, se a Federação decidir usar os pontos de 2019, a história pode ser diferente e outro nadador pode vir a ser escolhido. Como por exemplo, Pedro Pinotes que teve me-lhor desempenho”, disse. Além do Campeonato de Kazan, Salvador Gordo também disputou o da República de Tataristão e a prova de qualificação Russa, em Penza.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto