Regiões

Governadora orienta rescisão de contrato com empreiteiro

A governadora provincial do Cunene, Gerdina Didalelwa, orientou a Administração Municipal de Ombadja a rescindir contrato com o empreiteiro do Projecto Reabilitação e Extensão da Rede Eléctrica da comuna de Naulila, anunciou a Angop.

23/03/2021  Última atualização 19H12
Gerdina Didalewa alega que o empreiteiro não tem arcaboiço para dar seguimento a obra © Fotografia por: DR
Gerdina Didalelwa deixou esta orientação no final de uma visita  às obras, inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em curso naquela região.
De acordo com a governante, a par do atraso e paralisação da obra, que teve inicio em Maio de 2020, o empreiteiro demonstrou que não dispõem de capacidade técnica para a execução do projecto.

Neste sentido, realçou que foi recomendada a Administração Municipal de Ombadja no sentido de rever o projecto e reincidir o contrato com o empreiteiro.
Por seu turno, o fiscal dos projectos ligado ao PIIM em Naulila, Agostinho César, disse que  a obra está paralisada desde Outubro devido a inconformidade dos trabalhos, na qual foi notificado o empreiteiro para fazer as possíveis correcções.

Fez saber que o projecto, orçado em 50 milhões, 943 mil e 50 kwanzas, contempla a colocação de 59 postes de betão armado, com uma altura de nove metros, e apresenta uma execução física de 25 por cento e financeira de 25,75 %.
Relativamente ao complexo residencial de enfermeiros e professores, Gerdi-na Didalelwa manifestou-se satisfeita com o andamento dos trabalhos, realçando que caso haja pagamentos, dentro de três meses, a obra poderá terminar.

Orçado em 94 milhões, 669 mil e 917 kwanzas, o complexo comporta cinco residências do tipo T2 e um refeitório, cujos trabalhos apresentam uma execução física de 67 por cento e financeiro de 57%. A mesma foi consignada em 15 de Maio de 2020, com um prazo de execução de oito meses, mas devido os atrasos nos pagamentos e algumas alterações do projecto, só terminará em Dezembro.

Com uma população estimada em 26 mil e 243 habitantes, a comuna de Naulila, tem uma superfície territorial de dois mil  e 220 quilómetros quadrados e administrativamente está dividida por 15 aldeias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões