Sociedade

Governante apela à resiliência e patriotismo dos jovens

Flávia Massua | Saurimo

Jornalista

O espírito de resiliência deve constituir o carácter de um jovem com perspectivas de crescimento nos diferentes domínios da vida, mas pautando sempre no sentido de patriotismo, respeito às instituições e às pessoas, considerou o governador da província da Lunda-Sul.

21/04/2021  Última atualização 12H00
© Fotografia por: DR
Daniel Félix Neto, que interveio no primeiro encontro de concertação com jovens filiados em várias associações, realizado na cidade de Saurimo, numa organização do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), disse ter respondido com satisfação ao encontro que, por si só, traz propostas claras e evidentes, possíveis de serem solucionadas, face aos anseios da juventude da província. "O diálogo é a forma mais viável de resolver os problemas, em detrimento de reivindicações nas ruas, o que, muitas vezes, nos leva a cometer excessos e causar prejuízos avultados do ponto de vista humano e de bens públicos”, precisou. 

O governador realçou que este tipo de exercício traduz claramente que os jovens mais lúcidos e discernidos pautem sempre pela ética no processo de concepção de políticas, visando o desenvolvimento da província. Para permitir maior interacção entre as autoridades e a juventude, foram criadas duas plataformas, nomeadamente "Bolsa de emprego” e a "Rede Juvenil supervisão". A primeira visa controlar, através da base de dados, possíveis vagas, de acordo com as necessidades de empresas locais. A segunda vai evitar que os beneficiários sejam sempre as mesmas pessoas. 

Segundo o memorando apresentado pelo secretário provincial da Lunda-Sul do CPJ, Salmo Baião Candala, as autoridades locais sugerem a criação de emprego, acesso à formação técnica e profissional, construção de um pólo universitário e a massificação do desporto. O responsável associativo sugere que a abertura da mina de Luaxe e do Pólo Industrial de Lapidação de Diamantes PILD, que prevê criar mais de cinco mil postos de trabalho, dê mais emprego aos jovens locais. 

Durante as suas intervenções, os jovens reclamaram a morosidade da implementação dos projectos inerentes ao memorando de Catoca, assinado há já algum tempo entre a empresa mineira e o governo provincial. O projecto previa conceder crédito aos jovens, para optarem pelo empreendedorismo, a inserção de técnicos de outras áreas nas minas, reforço de transportes para a mobilidade pública urbana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade