Mundo

Governo garante à Total o reforço da segurança

O Governo moçambicano garantiu, ontem, à Total, durante reuniões em Maputo, “total empenho” para restabelecer a segurança em Cabo Delgado, no Norte do país, visando a retoma do projecto de gás da petrolífera, disse à Lusa uma fonte do Executivo.

02/05/2021  Última atualização 08H10
Executivo moçambicano está empenhado em acabar com a guerra © Fotografia por: DR
 "Transmitimos à Total o nosso empenho na restauração de condições de segurança favoráveis ao reatamento de todos os empreendimentos suspensos devido à acção dos terroristas em Cabo Delgado”, avançou a fonte, sem mais detalhes.
O Governo deu as garantias durante encontros mantidos entre os ministros dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Max Tonela, e da Defesa, Jaime Neto, com o presidente da Total para Pesquisa e Produção, Arnaud Breuillac.

A fonte avançou que os governantes moçambicanos e Arnaud Breuillac "manifestaram sintonia e confiança em relação à viabilidade dos projectos de gás na bacia do Rovuma. Na semana passada, a petrolífera Total anunciou motivos de "força maior” para ter retirado todo o pessoal do Norte do país, após o agravamento da violência armada de rebeldes, com o ataque do dia 24 de Março à vila de Palma, junto ao projecto de gás.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo