Política

Governo prepara concurso para atribuição de viaturas

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

O programa de atribuição de viaturas aos operadores de transporte de mercadorias vai ser submetido, brevemente, a concurso público, anunciou, no sábado, em Malanje, o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes.

15/02/2021  Última atualização 09H45
Ministro Victor Fernandes garante que as viaturas vão ser distribuídas a todas as províncias © Fotografia por: João Gomes |Edições Novembro
O Executivo aprovou um projecto que visa a atribuição de viaturas a 500 operadores económicos  em todo o país, para facilitar o escoamento da produção agrícola do campo para os centros comerciais.

Victor Fernandes, que prestou a informação no final da visita do ministro de Esta-do para a Coordenação Económica à província de Malanje, explicou que, neste momento, estão a ser preparadas  as peças concursais e todas as províncias vão beneficiar de algumas dessas viaturas, acrescentando que a distribuição vai ser feita de forma equitativa.
"Trata-se da compra e  repassagem aos agentes económicos  de um total de  500 viaturas, com a especificação técnica que permita que as mesmas possam circular  nas zonas de difícil acesso”, disse.

O ministro da Indústria e Comércio informou que vão ser privilegiados  todos os operadores que já exercem a actividade. "Todas as pessoas que tenham uma carrinha que já não esteja em boas condições técnicas e  que prefiram trocá-la,  desde que  tenham as condições para depois  fazer o desembolso, poderão, por via de concurso,  ter acesso às  viaturas”, esclareceu.

 Segundo ainda Victor Fernandes, as viaturas serão distribuídas até Setembro deste ano aos potenciais beneficiários.
O titular da pasta  da Indústria e Comércio informou que o  critério para a atribuição das viaturas vai ser,  necessariamente,  com base no nível de produção de cada província, justificando que "nem todas as regiões do país  têm a mesma  capacidade de produção”.
O governante informou ainda que vão ser realizados encontros entre os órgãos técnicos dos ministérios da Indústria e  Comércio e Agricultura e  Pescas, bem como  com as associações e operadores para a adopção de critérios para que a distribuição dos meios seja  equitativa.

Cadastramento dos agentes

Victor Fernandes explicou que o processo  de cadastramento dos agentes económicos tem sido feito em colaboração com os governos provinciais. O trabalho consiste na recolha da maior parte dos operadores que estão em cada sector de actividade. O ministro disse esperar que sejam contemplados,  com alvarás e outros documentos necessários, os operadores que já exercem a actividade  e precisam de melhorar os meios.

Relativamente à farinha de trigo,  Victor Fernandes esclareceu que o sector tem acompanhado a evolução dos preços dessa matéria prima para o fabrico do pão, lembrando  que  o país tem três unidades produtoras de farinha de trigo com capacidade para produzir e satisfazer as necessidades do mercado nacional.
"O que acontece é que o trigo é importado e, às vezes, o preço lá fora aumenta. Isso tem reflexo nos preços no país”, argumentou o ministro.

Enquanto isso, frisou, foram adoptadas medidas  no sentido de que, com a reserva estratégica alimentar já  aprovada, se constitua um elemento que possa ir regulando e intervir sempre que se verifica uma tendência especulativa.
 "Com a reserva estratégica alimentar, já aprovada pelo Executivo, contamos intervir no mercado para garantir que esta variação não seja tão impactante no preço da farinha de trigo”, sublinhou.

Farinha de trigo

O ministro defendeu a necessidade de se começar a  estruturar as associações das indústrias panificadoras, para se estudar a  possibilidade de introdução de uma percentagem da produção local da farinha da mandioca na de trigo.
"É uma ideia que estamos a trabalhar com os representantes das associações e achamos que podemos ir introduzindo, à semelhança de outros países,  a percentagem da farinha de mandioca na farinha de trigo para garantir que os produtores  da mandioca tenham onde vender e, consequentemente,  o preço da farinha de trigo possa baixar por incorporação da farinha de mandioca”, sustentou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política