Coronavírus

Governo são-tomense pede continuação da ajuda internacional contra a doença

O Governo são-tomense pediu à comunidade internacional para continuar a ajudar o país na luta contra a pandemia de Covid-19, que afecta o arquipélago desde meados de Março do ano passado, quando foram detectados os primeiros casos.

26/03/2021  Última atualização 20H29
Ministra Edite Tenjua © Fotografia por: DR
"A luta ainda não terminou. Portanto, nós continuamos a contar com todo o apoio dos nossos parceiros”, pediu, quinta-feira, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Edite Tenjua, na abertura de um ciclo de palestras internacionais ‘online’, sob o tema "O impacto da Covid-19 nas relações entre São Tomé e Príncipe e os demais povos”.

A chefe da diplomacia considerou que a pandemia, que implicou novos hábitos como a higienização das mãos, uso obrigatório de máscara, distanciamento social, culminando na implementação do programa de vacinação, foi "uma grande jornada” para os são-tomenses.

"Foi um aprendizado para todos nós e um desafio que ainda estamos a vivenciar”, sublinhou a governante, reconhecendo que essa jornada "foi tornada possível pela acção do Governo e os nossos parceiros de cooperação bilateral e multilateral”, aos quais expressou "um profundo agradecimento”.
O Governo pretende, com este ciclo de palestras, "resgatar e promover reflexões que visem contribuir para o processo do saber”.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades reconheceu que o Governo ainda "não sabe tudo” sobre a pandemia de Covid-19, que representa para o país "grandes desafios”.
"E naturalmente que este tipo de reflexão tem também que incluir os nossos parceiros de desenvolvimento e incluir os nossos concidadãos da diáspora e todos aqueles que são amigos de São Tomé e Príncipe”, explicou Edite Tenjua.

A chefe da diplomacia são-tomense defendeu que "nesta nova era” a solidariedade "ganha uma nova dimensão”.
"Uma nova dimensão, seja ela na perspectiva individual, mas, sobretudo, no contexto global internacional, onde essa solidariedade passa a ter contornos de uma cooperação necessariamente mais concertada”, referiu a ministra.

Edite Tenjua explicou que os resultados deste ciclo de palestras "serão remetidos às diferentes esferas decisivas com vista à sua materialização”.
São Tomé e Príncipe registou 2.177 casos de infecção pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia, entre os quais 34 óbitos e 2.026 recuperações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login