Política

Grupo técnico visita obras do PIIM no Bié

João Constantino

Jornalista

As obras em curso nos nove municípios do Bié, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), estão a ser acompanhadas pelo grupo técnico nacional de investimentos públicos.

14/04/2021  Última atualização 09H55
Delegação é coordenada pelo secretário Nuno Caldas Albino © Fotografia por: João Constantino | Edições Novembro
Para a província do Bié, o grupo é coordenado pelo secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, que visita, hoje, as obras nos municípios de Camacupa, Catabola e Cuito.Ontem, o grupo visitou Andulo, Nharea, Cunhinga e parte das empreitadas do Cuito. Entre as obras visitadas destaca-se as de construção de escolas primárias, estradas, pontes, hospitais, quadras polidesportivas, seminário da Igreja Católica, bem como alguns empreendimenros já concluídos.

O administrador do Cuito, Abel Guerra Paulo, informou que a carteira do PIIM no município comporta um total de 40 empreitadas. Destas, 26 são em obras de engenharia e 14 de fornecimento e fiscalização."Queremos realçar o facto de termos 12 projectos de escolas, sendo cinco de reabilitações e sete de novas construções. Destas obras, cinco já foram colocadas à disposição das crianças e, entre as sete novas escolas, três encontram-se em curso e as outras cinco também já foram entregues”, disse.

Destacou ainda as obras de terraplanagem de troços de ligação às comunas, o que "vai melhorar, significativamente, a circulação de pessoas e mercadorias do campo para a cidade”.No Cunhinga, a administradora municipal, Jeorgina Lumati, garantiu que a execução física das obras em curso no município se encontra a bom ritmo, desde a construção de escolas, reabilitação de hospitais e estradas que vão proporcionar uma nova imagem à vila.

No final das visitas, Nuno Albino fez um balanço positivo das empreitadas que visitou, embora tenha verificado "algumas inconformidades” que foram prontamente atendidas pelos empreiteiros e outras recomendações foram baixadas para que as obras tenham o resultado esperado por todos.O coordenador do grupo técnico que acompanha as obras quer ver acautelada a manutenção das estradas em reabilitação na província, no âmbito do PIIM e garantiu que o acompanhamento das empreitadas será permanente.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política