Cultura

Grupos carnavalescos limitados pela pandemia

O Carnaval deste ano vai sofrer inúmeras alterações na estrutura competitiva, devido aos riscos de contágio pela Covid-19, que levaram a organização da “festa do povo” na Lunda-Norte a realizar, apenas, uma feira, com exposição da indumentária e instrumentos musicais dos grupos

07/02/2021  Última atualização 19H30
Dançarinos estão impedidos de mostrar o melhor do Carnaval ao público nas Lundas e preparam feiras para exporem materiais © Fotografia por: Benjamin Cândido | Edições Novembro |Lunda-Norte
Desta forma, explicou a organização num comunicado de imprensa, estaria a evitar-se o aumento de casos no país. Para esta edição, informaram, foram convidados 14 grupos da classe de adultos.


A directora provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Esmeralda Maximata, disse que os membros do júri vão analisar a qualidade dos instrumentos musicais, indumentárias e as canções, a serem apresentadas na feira.


Os três primeiros classificados vão repartir o prémio, orçado em um milhão de kwanzas. Ao longo desta edição, acrescentou, que decorre de 13 a 16, vão ser homenageadas figuras individuais e colectivas, com certificados de mérito, pela contribuição e participação no Carnaval por anos.

O título da classe infantil da "festa do povo”, realizada o ano passado, está em posse do grupo Wesseke Utale, do Chitato, enquanto na classe de adulto o Txaco Txa Ucokwe, também do Chitato, é o campeão.


Leilão
A direcção da Cultura na Lunda-Sul decidiu realizar um leilão de indumentárias, artefactos e instrumentos musicais, para saudar a edição 2021 do Carnaval. Além do leilão, a organização preparou, ainda, uma exposição das máscaras da região Leste, bem como vai dar uma formação na área da coreografia, postura em palco, técnicas de expressão corporal, de 10 a 20 deste mês, em Saurimo.

O director provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Salvador Wanuque, disse que a pandemia da Covid-19 é o maior empecilho para a realização do Carnaval. Este ano, revelou, a organização vai , também, homenagear seis grupos e entidades colectivas emblemáticas, como reis e dançarinos, pelo contributo na valorização da identidade cultural.

O grupo  Assanhados do Txizainga é  o detentor do título, na classe de adultos, enquanto na classe infantil está em posse do grupo  04 de Abril. O Gabinete Provincial de Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na Lunda-Sul controla 36 grupos, entre adultos e infantis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura