Cultura

História de missionários apresentada em Malanje

Francisco Curihingana | Malanje

Jornalista

As fotografias tiradas ao longo de três décadas pelo primeiro missionário metodista em Angola, Reverendo William P. Dodson, estão reunidas num livro que aborda a chegada dos metodistas e a criação das missões, foram apresentadas, ontem, ao público do Quéssua, em Malanje.

07/02/2021  Última atualização 18H16
Livro “Angola Colonial Fotografada por Missionários Metodistas” © Fotografia por: DR
Durante o acto de apresentação do livro "Angola Colonial Fotografada por Missionários Metodistas”, o vice-governador de Malanje para o sector Político e Social, Domingos Eduardo, enalteceu o contributo dos missionários metodistas, para quem "estão intrinsecamente ligado à gesta revolucionária, da independência e à libertação dos angolanos”.

O metodismo, continuou, exerceu uma grande influência na sociedade angolana, tanto do ponto de vista da missão religiosa e no campo educacional e social que continua a realizar no país. O dirigente enalteceu ainda o facto de terem nascido em famílias metodistas um grande número de nacionalistas que lutaram pela independência nacional.

O representante da Fundação Agostinho Neto, Miguel Luvumbo, reconheceu, no acto, o contributo da missão do Quéssua em Malanje, na formação de quadros. "Outro ponto de realce foi a construção de escolas e hospitais, sobretudo nas zonas rurais, um grande contributo na vida das populações angolanas”.

As fotografias ilustradas no livro, com 294 páginas, editado pela Fundação Agostinho Neto, com uma tiragem de cinco mil exemplares, inclui dados sobre as missões metodistas, entre 1885-1930, assim como mostra o país tal como encontrada pelos fotógrafos missionários.
No prefácio do livro destaca-se o facto de muitos dos negativos de vidro de William Dodson terem sido preservados no arquivo fotográfico da Junta das Missões Metodistas em Nova Iorque. O título, que está a ser comercializado a cinco mil kwanzas, traz informações sobre o legado metodista em Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura