Sociedade

Hoje é Dia Mundial da Protecção Civil

António Félix

Jornalista

O Dia Mundial da Protecção Civil assinala-se hoje, com diversos países que integram a respectiva Organização Internacional a promoverem acções que evidenciem a importância da prevenção e coordenação de esforços em caso de emergência e/ou calamidade.

01/03/2021  Última atualização 17H38
Objectivo é reforçar a prevenção de calamidades naturais © Fotografia por: DR
A Organização Internacional da Protecção Civil surgiu em 1949, no Protocolo 1 do Tratado de Genebra, como um sistema de gestão dos serviços de emergência que proporcionam assistência e protecção a toda a população perante um desastre ou acidente. Em Angola, onde há muito se assinala a data, desta vez se comemora já com a vigência da Lei da Protecção Civil, aprovada o ano passado pelo Parlamento angolano.

Na altura, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, sublinhou que o país ganhava um sistema de protecção civil com novas ferramentas, que facilitam a adopção de medidas em situações de calamidade pública. Lembrou, na ocasião, que Angola viveu um período de cerca de dois meses em que a principal medida foi o Estado de Emergência, com a suspensão de certos direitos fundamentais.
De acordo com o ministro de Estado, o facto de o diploma ter sido aprovado por consenso representa a união e o sentido de prudência de todos em relação à vida da população em casos de ocorrência de fenómenos, como os que se vivem actualmente e futuros acontecimentos de calamidade ou catástrofe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade