Sociedade

Hospital Central do Lubango melhora produção de oxigénio

Arão Martins | Lubango

Jornalista

A produção de oxigénio no Hospital Central do Lubango Dr. António Agostinho Neto melhorou com a aquisição, há dias, de novos compressores, no âmbito da prevenção e combate à Covid-19.

10/05/2021  Última atualização 08H29
© Fotografia por: DR
A directora-geral da instituição, Lina Antunes, que prestou a informação ao Jornal de Angola, à margem da visita do governador da Huíla, Nuno Mahapi Dala, àquela unidade hospitalar, disse que o aumento da produção de oxigénio garante a sobrevivência de muitos pacientes.

Referiu que, no âmbito das acções de prevenção e combate à Covid-19, foram adquiridos novos compressores que estão a contribuir na melhoria dos níveis de produção. Sem revelar a quantidade de oxigénio produzido diariamente, Lina Antunes garantiu apenas que existe capacidade para atender qualquer eventualidade, sobretudo nesta fase da Covid-19.

Afirmou que o oxigénio é um elemento importante na recuperação de pacientes com outras patologias. "O oxigénio faz parte do tratamento de pacientes com Covid-19, a par da ventilação mecânica e outros”, explicou. Lina Antunes assegurou, também, a operacionalidade dos equipamentos de testagem à Covid-19. A responsável garantiu que o equipamento instalado permite processar 70 amostras por dia e admitiu alguma contenção para evitar ruptura.

Actualmente, acrescentou, a prioridade na testagem recai para os pacientes com sintomas, a par de quem pretende viajar. "Além de casos que se justificam, estamos a efectuar também testes àquelas pessoas que têm necessidade de se deslocar para o exterior do país”, explicou.

De acordo com a responsável, em período da pandemia, é impossível viajar ao exterior do país sem a confirmação do teste da Covid-19 por RT-PCR.
A testagem dos pacientes que dão entrada no Hospital Central do Lubango com sintomas de Covid-19 está assegurada. "Por uma questão estratégica, os testes por RT-PCR destinam-se, por enquanto, à população específica para evitar ruptura”, esclareceu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade