Mundo

Houthis ameaçam Riade com novas incursões

Os rebeldes houthis do Iémen reivindicaram, ontem, os ataques de sábado contra Riade e ameaçam a Arábia Saudita com novos ataques.

01/03/2021  Última atualização 18H55
Rebeldes atacaram várias áreas sensíveis da Arábia Saudita © Fotografia por: DR
O ataque "teve como alvo áreas sensíveis da capital inimiga", disse o porta-voz houthi Yahya al-Saree, segundo a TV Al-Massirah, controlada pelos rebeldes, citada pela agência AFP.
"As nossas operações continuarão enquanto a agressão e o cerco ao nosso país continuar", disse.
O porta-voz precisou que o ataque ocorreu com um míssil e 15 drones.

No sábado, várias explosões abalaram a capital saudita, com as forças de defesa aérea a interceptarem um ataque com mísseis sobre a sua capital, não tendo sido registados danos ou vítimas.
A televisão estatal revelou imagens do que pareciam ser explosões no ar sobre Riade, depois de baterias de mísseis defensivos Patriot terem interceptado mísseis e aviões não tripulados ('drones') carregados com bombas.
Uma coligação internacional liderada pelos sauditas luta contra os houthis, num conflito no Iémen que já dura há vários anos.
Nos últimos meses, o nível de intensidade dos ataques dos houthis contra território saudita tem aumentado, com a repetição de lançamentos de mísseis e uso de 'drones'.

A Embaixada dos Estados Unidos em Riade emitiu um alerta para os seus cidadãos na cidade saudita, pedindo-lhes para estarem atentos a possíveis novos ataques.
No início deste mês, os houthis atingiram um avião civil que estava parado no aeroporto de Abha, no Sudo-este da Arábia Saudita, provocando um incêndio no aparelho, que não transportava passageiros.
A coligação liderada pela Arábia Saudita tem sido alvo de críticas por parte da comunidade internacional, pelos ataques aéreos no Iémen, que mataram centenas de civis e atingiram alvos não militares, incluindo escolas e hospitais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo