Regiões

Huíla: Distribuídos meios para combater a praga de gafanhotos

Vários equipamentos sofisticados para o combate a praga de gafanhotos que já afectou as províncias do Cuando Cubango, Cunene, Namibe e, actualmente, a Huíla, estão a disposição de centenas de agricultores do município da Humpata, localizado a 22 quilómetros a Oeste da cidade do Lubango.

12/05/2021  Última atualização 11H28
© Fotografia por: DR

O director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Arão Nataniel Chissonde, explicou que a entrega dos meios visa manter os agricultores e outro pessoal em prontidão para combater os gafanhotos tão logo começarem a evadir os campos de lavoura.

Arão Nataniel Chissonde assegurou que a actuação dos produtores vai ser assessorado pelos técnicos capacitados para o efeito de modo a evitar falhas, assim como auxiliar no manejo dos meios entre os quais 50 Tifas, 1800 litros de Cimetrina, diversos factos protectores e transportes todo terreno.

A administradora municipal da Humpata, Rita Miranda, apelou aos produtores a não entrarem em pânico por estarem já criadas as condições necessárias para combater a praga de gafanhotos que atinge a circunscrição desde terça-feira (11).

Rita Miranda exortou a todas as comunidades agrícolas a comunicarem de imediato quando observarem os insectos a evitar um campo agrícola. "As autoridades tradicionais estão sensibilizadas a auxiliar as equipas que estão a vigiar o comportamento do bando de insectos”.

Explicou que nas zonas mais recônditas da circunscrição alguns técnicos agrários, sobas e catequistas foram contemplados com telemóveis que estão permanentemente passar informações sobre a evolução e movimentação dos insectos.

Insectos sobrevoam Serra da Leba

Importa realçar que a nuvem de insectos que utilizou a rota da zona turística da Serra da Leba, localizada a 30 quilómetros a Oeste da cidade do Lubango, para atingir alguns pontos da província da Huíla, está neste momento a circular nas zonas agrícolas do Tchivinguiro, Neves, entre outros.

O fruticultor Pedro Amândio disse que os produtores estão em alerta, acompanhando todos os movimentos dos gafanhotos. "Está estranho o facto de desde o dia que atingiram a zona da Humpata, os gafanhotos só estão concentrados nos arbustos do matagal extenso da região”.

Pedro Amândio enalteceu a prontidão das autoridades locais por logo de imediato acalmar a população, distribuir vários técnicos nas principais zonas agricultáveis assim como preparar atempadamente os meios necessários para o combate a praga com destaque aos fumigadores.

Segundo ele, no espaço da Leba, onde os gafanhotos tiveram de exercer alguma pressão para subir, enfrentar as fortes ventanias e diferenças de temperaturas, "pode ter se reflectido negativamente na disposição da maioria, fazendo com que as folhas de alguns arbustos tenham sido devorados”.

Já o jovem fruticultor Fernando Pedro considerou que a criação de condições para seguir os rastos do bando, observar o comportamento e locais onde estão pousar, foi a melhor estratégia que acalenta os fazendeiros e camponeses.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões