Economia

Huíla tem maior número de empresas no Portal de Produção Nacional

Registo no sítio online do ministério de Economia e Planeamento é condição para habilitar empresas a serviços do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações sobretudo ao crédito bancário.

19/04/2021  Última atualização 23H03
Milton Reis revelou que, dos mais de 12 mil produtores nacionais já cadastrados no portal © Fotografia por: DR

A Huíla é a província com o maior número de empresas registadas no Portal de Produção Nacional do Ministério de Economia e Planeamento, à luz do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), revelou, nesta segunda-feira (19), no município da Humpata, o secretário de Estado do Planeamento.

Durante o encontro com produtores locais, Milton Reis revelou que, dos mais de 12 mil produtores nacionais já cadastrados no portal, um total de 1.938 são empresas da província da Huíla, destas 20 pertencentes ao município da Humpata.

"Gostaríamos de felicitar a Huíla por ser a província que tem maior registo de no portal do produtor nacional. Estamos satisfeitos, engajamos os produtores a continuar a fazer o registo,  porque é a condição necessária  para beneficiar de outro serviços disponíveis no âmbito do Prodesi", disse.

O secretário de Estado do Planeamento sublinhou que o primeiro serviço do Prodesi é o registo no site dos produtores. Por esta razão, os bancos operadores de créditos consultam o portal de produtores nacionais antes de disponibilizar o financiamento aos empresários.

Outros serviços disponíveis à luz do Prodesi são: legalização e formalização das empresas, empreendimentos e factores produção, apoio às vendas e acessos aos mercados e capacitação sobre gestão de negócios. "Só depois de cumprir estes passos, os produtores nacionais podem habilitar-se ao financiamento bancário”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia