Desporto

Huíla ultima preparativos para a prova de corta-mato

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

Cerca de 50 fundistas de diversos clubes do país disputam sábado, na comuna da Palanca, município da Humpata, 21 quilómetros a oeste da cidade do Lubango, o campeonato nacional de corta-mato na categoria de seniores masculino e feminino numa distância de 6 e 10 quilómetros

25/02/2021  Última atualização 06H00
À partida, cerca de 50 fundistas de diversos clubes correm sábado a distância de 10 quilómetros © Fotografia por: DR
A presidente da Associação Provincial de Atletismo da Huíla, Ana Isabel, assegurou estarem criadas as condições para albergar a primeira competição do calendário da federação angolana da modalidade neste período de pandemia à Covid-19.

Para garantir uma organização sem sobressaltos, esclareceu, foram criadas comissões de recepção das caravanas participantes, de juízes de percurso e de cronometristas. Em declarações ao Jornal de Angola certificou que as delegações começam a escalar a Huíla nas próximas horas, por causa dos testes à Covid-19, que terão de efectuar antes da prova, em cumprimento das medidas de biossegurança.

"O escalão sénior a nível nacional é muito pouco. Daí prevemos movimentar perto de 50 a 60 atletas”, perspectivou. Ana Isabel explicou que os fundistas para entrar na competição terão de efectuar testes massivos manhã sexta-feira.
Quem não tiver testes actualizados, alertou a dirigente, não participa. "Por isso, alertamos a todos clubes participantes a estarem presentes na Huíla até sexta-feira para efectuarem testes à Covid-19”, avisou.

A federação vai se encarregar do custo da testagem dos atletas, disse,  acrescentando que financeiramente. Alojamento e de transporte são da responsabilidade dos clubes. Ao passo que o apoio logístico está a cargo da federação, como sendo o organizador da prova.

Membros da Federação Angolana de Atletismo são aguardados hoje na cidade do Lubango, para inspeccionar o percurso e organizar a realização dos testes à Covid-19. Para o apoio médico e medicamentoso existem contactos com o Instituto de Emergências Médicas (INEMA) para assegurar a actividade.
 
A província anfitriã (Huíla) vai estar representada pelos clubes Ferroviário e Desportivo da Chibia por serem as únicas agremiações que têm as categorias de seniores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto