Economia

Ideias de negócios desafiam investidores

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

As ideias de negócios dos jovens devem ser estimuladas através de facilidades no financiamento, segundo a economista Judith Mateus.

01/04/2021  Última atualização 11H35
Negócios dos jovens devem ser estimuladas © Fotografia por: DR
Também formadora em empreendedorismo, Judith Mateus entende ser importante a introdução da figura de "investidores-anjos”.
Conforme explicou, "ivestidores-anjos” são profissionais que aplicam capital em empresas, projectos ou ideias com grande potencial de crescimento, na maioria dos casos startups e podem gerar retorno no médio ou longo prazo.

Segundo Judith Mateus, a estratégia nacional de valorização e potencialização de iniciativas empreendedoras precisa destas figuras, para estimular e financiar a iniciativa dos jovens, uma vez que muitos dos programas de promoção de crédito existentes priorizam os negócios já consolidados.

Durante uma formação dirigida a empreendedores da cidade do Lubango, na província da Huíla, Judith Mateus disse ser fundamental que se desperte no país o surgimento desta classe de investidores e dar-se resposta a projectos de negócios emergentes, mas com retorno no médio e longo prazo.

Este tipo de financiamento, referiu, tem contribuído para o avanço tecnológico nos países, além de promover a geração de emprego e a conversão da actividade informal para o mercado formal.
Para a economista, nem todos devem ser empreendedores ou criar empresas. Logo, acrescentou, alguns com capacidade financeira devem apoiar e impulsionar as ideias de negócios em fase embrionária para escalar e criar novos serviços.

"Mas não é o que acontece. O cenário económico angolano é muito complicado porque não existem investidores genuínos para ideias em fase embrionária. Infelizmente, muita detentores de capital querem ser também empresários quando deveriam simplesmente investir”, afirmou.
Para ela, a alta mortalidade dos pequenos negócios deve-se a falta de capacitação dos empreendedores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia