Sociedade

Idosos regressam ao Beiral completamente reabilitado

Edna Mussalo

Jornalista

Os mais de cem idosos do lar de assistência à pessoa idosa Beiral, localizado no Distrito Urbano do Rangel, voltaram ontem ao centro de acolhimento, depois de dez meses encerrado para obras de reabilitação e modernização.

14/01/2021  Última atualização 08H00
© Fotografia por: Edições Novembro
O lar, construído em 1963, apresentava fissuras, degradação na pintura e problemas eléctricos. Por iniciativa do falecido  governador provincial de Luanda Luther Rescova, o conhecido Lar do Beiral passou por um período de profunda reabilitação, visando dar melhor acolhimento aos idosos, numa altura em que a pandemia da Covid-19 se espalhava pelo mundo.
 Durante dez meses, o lar passou por um processo de restauração das infra-estruturas, nova pintura, poda de árvores, reabilitação das casas de banho, cozinha e outros compartimentos. Durante esse período, os idosos foram instalados provisoriamente no Hotel Mussinga Nzambi, no município de Viana, afastados do ambiente a que estavam acostumados.Com o regresso ontem a "casa”, onde de forma harmoniosa conviviam uns com outros, a alegria no rosto dos idosos era visível.

A idosa Maria Suzete Brito contou que a estadia de dez meses no hotel, em Viana, foi um período de muita solidão, porque não se fazia nenhu-ma actividade recreativa e de interacção. Acrescentou que voltar ao lar foi um momento de grande  alegria para os idosos, porque ali podem estar ao ar livre, sentar-se junto às árvores, ouvir o movimento das pessoas e dos carros e praticar alguns jogos, sem descurar, é claro, as medidas de biossegurança para travar a propagação da Covid-19. Os idosos estão também satisfeitos por terem agora água quente para o banho, camas novas e confortáveis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade