Mundo

Idriss Deby arranca campanha eleitoral

O Presidente do Chade, Idriss Deby Itno, deu, ontem, início à sua campanha pelo sexto mandato, pedindo unidade depois que os protestos rivais foram proibidos e interrompidos.

22/03/2021  Última atualização 09H50
Chefe de Estado é favorito a um sexto mandato presidencial © Fotografia por: DR
Segundo a AFP, o primeiro comício desde o início do período eleitoral oficial foi realizado pelo Movimento de Salvação Patriótica de Deby (MPS) num estádio lotado na capital, N'Djamena.
Deby, que governou por 30 anos, disse que lutou pela unidade nacional, ao mesmo tempo que traçou uma linha para os seus oponentes. "As pessoas devem saber que democracia não é sinónimo de desordem”, advertiu o Chefe de Estado. 

Na semana passada três candidatos da oposição desistiram da disputa que vai ter lugar a 11 de Abril, com um deles - Mahamat Yosko Brahim – a dizer que o clima "não era favorável para eleições presidenciais justas e transparentes".  Por sua vez, o líder da oposição, Pahimi Padacké, abriu a campanha, prometendo ao actual Presidente que este poderá continuar a residir no país caso venha a perder as próximas eleições, em que se  candidatou para um sexto mandato.

Pahimi Padacké, que foi Primeiro-Ministro do Chade entre 2016 e 2018, dirigiu-se pela primeira vez aos seus apoiantes este fim- de- semana num meio lotado no estádio em Djamena, onde na véspera todos os lugares estavam ocupados para ouvir o actual Chefe de Estado discursar.
Deby parte para estas eleições com um total favoritismo, ao ponto de analistas e observadores internacionais considerarem como absolutamente garantido um sexto mandato.

Marcadas para o dia 11 de Abril, as presidenciais do Chade deverão ser observadas por enviados da União Africana e terem o apoio logístico da França, país onde são impressos todos os documentos que estarão à disposição dos eleitores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo