Sociedade

Impedida entrada ilegal de 183 estrangeiros no Luvo

Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

Jornalista

Um total de 183 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) que pretendia entrar ilegalmente em território nacional, nas últimas 72 horas, a partir da fronteira terrestre do Luvo, a 62 quilómetros de Mbanza Kongo, província do Zaire, viu frustrada a pretensão pela Polícia de Guarda Fronteira (PGF).

21/02/2021  Última atualização 13H04
Grupo de pessoas repatriadas para a RDC por violação de fronteira © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro
Os referidos estrangeiros foram interpelados em circunstâncias diferentes pelos efectivos da PGF, quando pretendiam, a todo custo, violar a cerca sanitária, imposta por força do Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública, após o surgimento da Covid-19.

O porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, inspector-chefe Luís Bernardo, esclareceu que as detenções resultaram após acções de patrulhamento e reconhecimento realizadas pelos efectivos destacados nos postos do Luvo, Marco 12, Mpozo, Buela, Kinguvo, Kanga, Ntoyo e Kinsende.
"Os efectivos da 3ª unidade da PGF, destacados na fronteira do Luvo, impediram, na primeira acção, a entrada ilegal no território nacional de 40 indivíduos originários da RDC. Outros 143 imigrantes foram travados nos postos do Mpozo, Buela, Kinguvo, Ntoyo e Kinsende, respectivamente”, explicou.

Após o interrogatório, os indivíduos foram deportados para o país de origem, através dos referidos postos fronteiriços. A Polícia Nacional tem frustrado diariamente muitas tentativas de entrada ilegal no território nacional, quer através de caminhos "fiotes”, onde os estrangeiros contam com ajuda de angolanos, que indicam as vias pouco patrulhadas pelas forças de segurança, quer através do rio Zaire, nos municípios do Soyo e Nóqui.


Destruição de liamba

Seis hectares de planta de cannabis sativa, também conhecida por liamba, foram destruídas, na semana passada, na comuna do Mpala, município do Nóqui, pela Polícia de Guarda Fronteira (PGF), no quadro de combate ao cultivo e tráfico de estupefacientes.
Durante a operação, a PGF deteve 20 pessoas naturais da RDC, supostos lavradores, que após serem catalogados foram deportados para o país de origem, uma vez que a liamba era cultivada junto à linha de fronteira entre os dois países.

Jaquelino Figueiredo e Fernando Neto | Mbanza Kongo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade