Política

INAD com dificuldades para executar plano anual

O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) em Benguela está sem recursos para a desminagem de 6.014.319 metros quadrados de terreno que estava prevista para ser efectuada até ao final deste ano, informou a chefe do Departamento Provincial da instituição, Florinda Tchinoya.

25/05/2021  Última atualização 09H35
© Fotografia por: Maria João| Edições Novembro
"O orçamento projectado e todas as condições necessárias para as brigadas executarem as tarefas sem sobressaltos cabem exclusivamente à Direcção-Geral, em Luanda. Ao INAD em Benguela apenas cabe executar as tarefas orientadas pelo órgão”, disse Florinda Tchinoya, em declarações ao Jornal de Angola.

Florinda Tchinoya defendeu o reabastecimento das brigadas de desminagem do INAD com meios de transporte, combustível, equipamentos de protecção individual, pilhas, carregadores e demais equipamentos técnicos e logísticos, como forma de garantir um trabalho eficaz e seguro.A responsável do INAD em Benguela referiu que sem condições financeiras e logísticas, a execução das tarefas programadas ficará comprometida. 

O plano anual elaborado pelo INAD em Benguela estabelece, entre outras acções, a desminagem  da  reserva parcial dos búfalos, localizada a 30 quilómetros do município de Benguela, bem como a intervenção nos 3.540 metros quadrados de estradas secundárias entre os  municípios de Benguela e de Caimbambo.O INAD pretende ainda sensibilizar cinco mil pessoas sobre o risco de minas e limpar áreas agrícolas e de pastorícia no município de Catumbela, os terrenos adjacentes à Barragem do Biópio e da ex-açucareira.

Adão Faustino | Benguela

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política