Sociedade

INADEC capacita servidores públicos

Ana Paulo

Jornalista

Um total de 50 funcionários dos Serviços Nacional de Identificação, Registo e Notariado está a ser capacitado, desde terça-feira até hoje, em Luanda, em matéria sobre “atendimento por excelência”, com vista a garantir a qualidade da prestação dos serviços públicos aos cidadãos.

16/04/2021  Última atualização 10H00
© Fotografia por: DR
Numa iniciativa do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor ( INADEC), a formação surge em resposta às várias reclamações sobre o mau atendimento nos serviços notariais e de identificação do País.

Com este propósito, o INADEC elaborou um programa de formação dirigida aos agentes públicos e privados, para debater o "Atendimento por excelência”, com destaque para as áreas que lidam directamente com o cidadão. Entre estas, apontou os notários e cartórios; postos de atendimento da ENDE, da EPAL, esquadras policiais, hospitais, clínicas e bancos. 

Em declarações ao Jornal de Angola, o director-geral adjunto do INADEC, Wassamba Neto, disse que se pretende com a formação apoiar as instituições a "limpar” a má imagem em matéria de atendimento público, porque, nos últimos anos, têm sido alvo de muitas criticas, pela forma como tratam e atendem o público.

Como prova das reclamações, Wassamba Neto justificou que só no período de 2020 a Março de 2021, o INADEC registou 6.758 reclamações, sendo 2.805  relacionadas aos serviços prestados por instituições públicas, acabando por solucionar apenas 1.640 reclamações.

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