Opinião

24/03/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana- III

Se a historiografia literária é um campo do saber que se constrói em torno da acção dos sujeitos, instituições, obras e acontecimentos que formam um determinado sistema literário, a sua ontologia consiste nas respostas, descrições, definições, conceitos dos objectos e propriedades que estruturam esse tipo de sistema. Por conseguinte, a sua identidade ao longo do tempo justifica a necessidade que temos de operar com o conceito de tradição literária. A reflexão que aqui retomamos exige a clarificação do que, no contexto angolano, se deve entender por ontologia da tradição literária numa perspectiva de filosofia historiográfica

24/03/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Facetas de um Março de contrariedades

Tempo e espaço são componentes que podem aferir que a vida acontece todos os dias e que os humanos são os administradores, que registam os bons e maus momentos, onde a interação com a mãe natureza é o ponto forte, que se opõe a outros tantos fracos, ao passo que as oportunidades, quase sempre em número reduzido, estão do lado oposto aos constrangimentos, estes, sempre em quantidades assustadoras.

24/03/2024 Última atualização 06H10
Opinião

Heróis do Cuito Cuanavale

Muito já se ouviu sobre o Cuito Cuanavale. Mas poucos dominam o real significado do local, apesar de um considerável número de informações a respeito, entretanto, ainda insuficientes e pouco divulgada.

24/03/2024 Última atualização 06H05
Opinião

Moçambique e as políticas do FMI (I)

A relação complexa e multifacetada entre Moçambique e o Fundo Monetário Internacional (FMI) desempenha um papel crucial na moldagem do desenvolvimento económico, da segurança nacional e da soberania do país.

24/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Deputados de “verbo rasgado”

PP : para o entendimento deste texto, a expressão “verbo rasgado” significa a forma pouco polida como alguns deputados à Assembleia Nacional expõem os seus argumentos de razão em debates parlamentares, como se fosse a ratificação de que, na política, tudo vale.

23/03/2024 Última atualização 09H20
Opinião

A importância da optometria na actualidade

Hoje, 23 de Março, comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional da Optometria, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção sobre a cegueira e a deficiência visual e também para a importância mundial desta especialidade na prestação de cuidados primários para a saúde da visão.

23/03/2024 Última atualização 09H10
Opinião

O resgate do colectivo de Artes Chissola

Ao ler Pepetela, na obra 'Lueji: O nascimento de um império', percebe-se que Lueji citadina é um tanto quanto actual. Apesar de muito atarefada com as imensas exigências que lhe eram acometidas enquanto estudante universitária, dedicava-se à arte com elevado profissionalismo.

23/03/2024 Última atualização 09H05
Opinião

Sobre Justino Handanga

Durante o meu tempo no Huambo, tive inúmeros encontros com Justino Handanga, o cantor que faleceu na semana passada. O nosso amigo em comum, Segunda Amões, estava sempre entusiasmado em conectar indivíduos criativos. Conhecendo a minha admiração pela música de Handanga, Segunda apresentou-me a ele.

23/03/2024 Última atualização 09H00
Opinião

23 de Março: uma celebração em contexto de grandes desafios

Sob proposta do Executivo, o dia 23 de Março foi adoptado, desde 2018, como feriado nacional, por ser o dia da Batalha do Cuito Cuanavale, considerado um dos mais sangrentos conflitos armados registados na parte subsariana do continente africano, concretamente, na Região Austral.

22/03/2024 Última atualização 06H10
Opinião

Dia Mundial da Água

Hoje, celebra-se em todo o mundo o Dia Mundial da Água, uma efeméride que, entre outros objectivos, visa fomentar à consciencialização sobre o uso sustentável do líquido precioso, o pagamento regular das contas, a colaboração com as autoridades na denúncia de más práticas e a ajuda na melhoria dos serviços.

22/03/2024 Última atualização 06H05
Opinião

Sociedade “cara baixa” e a ciberdependência

As inevitáveis transformações da humanidade, volvem o mundo numa sociedade global à luz das novas tecnologias, onde existe um critério de proximidade no qual as pessoas interagem em tempo real, não importa a distância, as novas tecnologias conectam todos os cantos do planeta terra.

22/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Montenegro/AD e o desafio de governar com estabilidade

Com os resultados dos círculos eleitorais da Europa e de Fora da Europa apurados na quarta-feira, ficou fechado o quadro das eleições legislativas portuguesas de 10 de Março. Os quatro deputados em disputa foram distribuídos, pelos votantes, em dois para o Chega, um para a Aliança Democrática (AD) e um para o Partido Socialista.