Opinião

12/06/2021 Última atualização 05H40
Opinião

O cowboy mais rápido que a própria sombra

Em 1983, Lucky Luke - o cowboy que dispara mais rápido que a sua própria sombra - deixou de fumar. Criado por Morris (Maurice de Bévère), em 1946, teve, durante 40 anos, a ponta de cigarro nos lábios com uma imagem de marca. Para poder entrar no mercado norte-americano, o mais célebre pistoleiro da banda-desenhada europeia substituiu-a por uma palha.

12/06/2021 Última atualização 05H45
Opinião

Futebol & política

Dilma Russef não perdeu o poder em 2016, simplesmente por causa da crise económica que desconjuntou a sociedade brasileira, a partir de cima, dos donos dos meios de produção, não Senhora.

12/06/2021 Última atualização 05H35
Opinião

Apostar na agricultura para reduzir os preços

O slogan “a agricultura é a base e a indústria o factor decisivo para o desenvolvimento do país”, lançado nos primeiros anos da Independência, por Agostinho Neto, continua actual. Em qualquer parte do mundo, o sector agrícola figura entre os principais motores de desenvolvimento económico e gerador de muitos empregos.

11/06/2021 Última atualização 05H55
Opinião

Uma visita desejada

Ao iniciar, ontem, uma visita de trabalho, de dois dias, à província do Bengo, o Presidente da República, João Lourenço, além de constatar “in situ” o desenvolvimento dos grandes projectos de desenvolvimento do sector agrário e a evolução das obras integradas da cidade de Caxito, leva à então 1ª Região Político-Militar uma mensagem de reconhecimento aos sacrifícios consentidos pelas populações locais durante a luta contra o colonialismo.

11/06/2021 Última atualização 05H10
Opinião

Angola não pode parar no tempo!

Entender o gesto do Presidente João Lourenço - de homenagear as vítimas dos conflitos ocorridos no país de 11 de Novembro de 1975 a 4 de Abril de 2002; de pedir desculpas públicas e perdão pelas execuções sumárias que tiveram lugar no âmbito da tentativa de golpe de Estado de 27 de Maio de 1977; e de entregar às famílias as ossadas dos dirigentes da UNITA tombados em combate, na sequência da refrega pós-eleitoral de 1992, que eclodiu porque o partido de Jonas Savimbi decidiu rejeitar por via das armas os resultados das eleições - transcende a capacidade de quem parou no tempo.

11/06/2021 Última atualização 05H05
Opinião

Alfabetização visual

Recentemente, passei pela rua em frente ao Hospital Central do Huambo e fiquei muito triste. Vi por lá um pequeno centro comercial com quiosques e lojas que achei bastante feias e sem inspiração.

10/06/2021 Última atualização 09H15
Opinião

Falta prevenir para não diabolizar o combate

A corrupção passou a ser dúzia de quinze. Mas a dúzia é de doze. Não se pode meter não é no azul mas no saco roto todos os crimes der colarinho branco, incluindo o peculato e associação criminosa que eu prefiro a designação brasileira de “formação de quadrilha.”

10/06/2021 Última atualização 04H25
Opinião

As trapalhadas evitáveis

A trapalhada na qual se converteu o espaço público luandense faz com que não seja o asfalto a estender-se às zonas que nunca o tiveram, mas o oposto, que o areal vermelho se estenda aonde não devia.

10/06/2021 Última atualização 04H10
Opinião

O G-7, o continente africano e a distribuição de vacinas

A distribuição de vacinas contra a Covid-19 pelo mundo vai estar no centro dos debates da próxima reunião do G-7 (grupo de países mais industrializados), a ter lugar este fim-de-semana no Reino Unido.

09/06/2021 Última atualização 10H10
Opinião

Citações

“Cada partido político é livre de colocar angolanos que residem no exterior do país na lista de candidatos a deputados. Não há necessidade de se criar um círculo eleitoral no exterior do país” Adão de Almeida, Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República

09/06/2021 Última atualização 10H06
Opinião

Cartas dos Leitores

A reabilitação de escolas e a autonomia das suas direcções Vai terminar o ano lectivo e era bom que logo que as aulas terminassem as autoridades se empenhassem, no período de férias dos alunos, em reabilitar estabelecimentos escolares. Sabe-se que há escolas do ensino primário e secundário com infra-estruturas que precisam de ser reabilitadas. É, quanto a mim, necessário olhar particularmente para as condições das casas de banho das escolas do Estado.

09/06/2021 Última atualização 06H10
Opinião

Enquanto isso, na América Latina – 1

No momento em que escrevo a presente coluna para publicação esta quarta-feira, ainda não são conhecidos os resultados das eleições presidenciais do último domingo, 6, no Peru. A disputa foi renhida e tanto poderia sair vitorioso, surpreendentemente, o candidato progressista, Pedro Castillo, como a candidata conservadora, Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori.