Opinião

10/06/2021 Última atualização 09H15
Opinião

Falta prevenir para não diabolizar o combate

A corrupção passou a ser dúzia de quinze. Mas a dúzia é de doze. Não se pode meter não é no azul mas no saco roto todos os crimes der colarinho branco, incluindo o peculato e associação criminosa que eu prefiro a designação brasileira de “formação de quadrilha.”

10/06/2021 Última atualização 04H25
Opinião

As trapalhadas evitáveis

A trapalhada na qual se converteu o espaço público luandense faz com que não seja o asfalto a estender-se às zonas que nunca o tiveram, mas o oposto, que o areal vermelho se estenda aonde não devia.

10/06/2021 Última atualização 04H10
Opinião

O G-7, o continente africano e a distribuição de vacinas

A distribuição de vacinas contra a Covid-19 pelo mundo vai estar no centro dos debates da próxima reunião do G-7 (grupo de países mais industrializados), a ter lugar este fim-de-semana no Reino Unido.

09/06/2021 Última atualização 10H10
Opinião

Citações

“Cada partido político é livre de colocar angolanos que residem no exterior do país na lista de candidatos a deputados. Não há necessidade de se criar um círculo eleitoral no exterior do país” Adão de Almeida, Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República

09/06/2021 Última atualização 10H06
Opinião

Cartas dos Leitores

A reabilitação de escolas e a autonomia das suas direcções Vai terminar o ano lectivo e era bom que logo que as aulas terminassem as autoridades se empenhassem, no período de férias dos alunos, em reabilitar estabelecimentos escolares. Sabe-se que há escolas do ensino primário e secundário com infra-estruturas que precisam de ser reabilitadas. É, quanto a mim, necessário olhar particularmente para as condições das casas de banho das escolas do Estado.

09/06/2021 Última atualização 06H10
Opinião

Enquanto isso, na América Latina – 1

No momento em que escrevo a presente coluna para publicação esta quarta-feira, ainda não são conhecidos os resultados das eleições presidenciais do último domingo, 6, no Peru. A disputa foi renhida e tanto poderia sair vitorioso, surpreendentemente, o candidato progressista, Pedro Castillo, como a candidata conservadora, Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori.

09/06/2021 Última atualização 05H10
Opinião

Ideias para um melhor desempenho do ensino primário

Reconhecer o direito à educação é, acima de tudo, uma questão de equidade. A não satisfação dos direitos à educação acarreta uma série de consequências, que afecta mais as mulheres do que os homens, mais o mundo rural do que o urbano, mais os pobres do que os ricos e mais os pobres do que os endinheirados.

09/06/2021 Última atualização 05H05
Opinião

O terrorismo em África

O terrorismo constitui um dos grandes obstáculos ao desenvolvimento do continente, que precisa de paz para, por exemplo, poder explorar os seus recursos naturais, que existem em abundância, em benefício dos povos.

08/06/2021 Última atualização 06H55
Opinião

A pandemia da Covid-19 e o trabalho infantil

As crianças são uma camada vulnerável em qualquer sociedade, com vários Estados, de diferentes continentes, a incluírem nas suas constituições normas prevendo a protecção de menores.

08/06/2021 Última atualização 06H50
Opinião

Crise no mercado de trabalho

Segundo o recente relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2021, cerca de 75 milhões de empregos serão destruídos no mundo, devido à Pandemia da Covid-19, sendo que, em 2022, o número irá reduzir, com previsão de perda de cerca de 23 milhões de empregos.

08/06/2021 Última atualização 06H45
Opinião

Sobre a liberdade de pensar

Períodos e épocas da história da humanidade houve em que as instituições e as organizações, as pessoas e as sociedades, a dada altura, pensaram que restringir e até mesmo controlar a liberdade de pensar era a fórmula para que se pudesse conseguir estabilidade social e desenvolvimento.

07/06/2021 Última atualização 09H01
Opinião

Citações

“A dignidade das pessoas não provém do dinheiro nem das coisas que se sabem, mas sim o trabalho. O trabalho é a unção de dignidade. Quem não trabalha não é digno” Papa Francisco