Opinião

05/06/2021
Opinião

Ambiente e sustentabilidade

Quando olhamos hoje para o meio que nos circunda, entre as várias interrogações que fazemos ressalta, evidentemente, o papel e o impacto humanos sobre o espaço, térreo e atmosférico, sendo as conclusões muito óbvias.

04/06/2021 Última atualização 08H55
Opinião

Os afro-marimbondos

Quando países europeus, grandes potências na altura, se reuniram em Berlim, em 1885, para dividirem entre si o continente africano, havia, pelo menos no papel, uma noção de responsabilidade; havia a “mission civilatrice” — que incluía a noção da evangelização dos povos africanos.

04/06/2021 Última atualização 08H50
Opinião

Estabilidade regional

A partilha de informação e experiência, além do esperado reforço dos laços políticos, diplomáticos, económicos e comerciais, entre os Estados e lideranças africanas, é vital para fortalecer a segurança, as relações entre os Governos, a interacção entre os povos e avanço do continente.

04/06/2021 Última atualização 06H00
Opinião

Um legado de paz espiritual para as gerações vindouras

As grandes nações que conheceram períodos de guerra tiveram, a um dado momento da sua história, de parar e olhar para si próprias; de recolher-se e reparar as lancinantes feridas abertas pelos conflitos que deixaram as suas sociedades literalmente ensanguentadas.

03/06/2021 Última atualização 06H00
Opinião

A criança, o Estado e a família

Junho é o mês da criança, tendo o Estado, a sociedade e a família a responsabilidade de actuarem no sentido de os nossos menores serem protegidos com maior eficiência.

03/06/2021 Última atualização 06H15
Opinião

Traídos pela opulência

Os últimos casos suspeitos de assaltos ao erário apenas confirmam o que a generalidade dos angolanos sabe, que o combate à gatunagem de “colarinho branco” está para durar, tantos são aqueles que os praticam.

03/06/2021 Última atualização 06H10
Opinião

…Por causa da pandemia!

Tudo começou de boas intenções mas numa subtil tolerância pois se havia grandes usurpadores dos dinheiros do povo, não deviam ter saído do país antes de serem chamados à responsabilidade. Pelo, contrário, saíram e depois foram sucessivas as telenovelas de que se desconhece o fim. Pior foi dar o flanco com o tal “irritante.”

02/06/2021 Última atualização 06H10
Opinião

Os excluídos de um Sul planetário

Os países do Sul, nomeadamente os países africanos, precisam de continuar a ter acesso à ajuda externa, para, através do investimento, alcançarem o desejado progresso económico e bem estar-social, que lhes viabilize uma maior aproximação aos países industrializados.

02/06/2021 Última atualização 06H10
Opinião

Aconteceu alguma coisa no Brasil?

O principal noticiário de TV, dois dos três maiores jornais e outros importantes meios de comunicação social brasileiros decidiram não fazer manchete das manifestações ocorridas no último sábado no maior país da América Latina pedindo o impedimento do presidente Bolsonaro, limitando-se a referir o facto em pequenas e envergonhadas notas, encaixadas no meio de outros factos.

02/06/2021 Última atualização 06H00
Opinião

A pandemia, as empresas e o crédito malparado

O agravamento da crise económica, derivada da pandemia da Covid-19, causou graves problemas de tesouraria a inúmeras empresas de direito angolano, o que obrigou muitas delas a fechar as suas portas, resultando daí um aumento da taxa de desemprego no país.

01/06/2021 Última atualização 07H00
Opinião

Libertar a nossa criança interior

Em várias regiões do Mundo, ser criança hoje é um fardo demasiado pe-sado, tanto para as próprias, quanto para as famílias, as sociedades e os Estados. Talvez seja necessário libertarmos um pouco o pequeno ser que vive dentro de nós.

01/06/2021 Última atualização 06H25
Opinião

O Dia Mundial da Criança e a protecção dos menores

Comemora-se hoje, 1 de Junho, o Dia Mundial da Criança, numa altura em que o mundo concentra esforços no processo de erradicação da pandemia da Covid-19.