Opinião

30/05/2021 Última atualização 08H35
Opinião

Os passos da reconciliação

Os angolanos acabam de galgar mais um degrau nesta longa caminhada à reconciliação nacional e para erguer a Nação que queremos. Na semana que termina, o país viu o seu Presidente da República, humildemente, a pedir perdão e desculpas públicas, não só às familías das vítimas dos conflitos políticos ocorridos em Angola entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, mas a todos os angolanos.

29/05/2021 Última atualização 06H50
Opinião

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho está para a economia o que o esqueleto está para o corpo humano, sustentando-o de todas as formas, quer nas circunstâncias em que se encontra debilitado, ajudando-o a recompor-se, quer nas fases de melhor desempenho, levando-o à excelência.

29/05/2021 Última atualização 06H05
Opinião

Ajuste das contas

Conheço um casal de angolanos na diáspora desde 1975 cuja vida segue, até hoje, o padrão normal da maioria dos cidadãos do Ocidente. O marido e a mulher, hoje reformados, começaram muito cedo a fazer poupanças no banco.

29/05/2021 Última atualização 06H00
Opinião

Pelas mãos de Carpentier até Guillén

Da vida nada levamos, mas é uma grande injustiça deixarmos de desfrutar do que outros nos legaram, seja por que motivo for. Ver alguém pôr de parte um livro, um disco, um quadro, uma peça de artesanato, um filme, uma série, um espectáculo musical ou de teatro, enfim, é algo que muito nos preocupa.

28/05/2021 Última atualização 06H45
Opinião

O nosso sistema bancário

Numa altura em que se levanta a questão, além de iniciativas legislativas e políticas, de se proporcionar maior independência ao Banco Central para alegadamente melhor desempenhar a função e atribuição que lhe cabe, muitos estarão a interrogar-se sobre os últimos acontecimentos relacionados com a posse e tentativa de transferência para o exterior de elevadas somas por parte de um oficial superior das Forças Armadas Angolanas (FAA).

28/05/2021 Última atualização 06H10
Opinião

Reconstituir a alma angolana para reformar em chão firme

O Presidente João Lourenço está determinado a escrever uma nova página na história de Angola, a fixar as balizas de uma nova Angola, e, por isso mesmo, a par do combate à corrupção, da reforma do Estado, tratou de consagrar o aniversário do 27 de Maio, este ano, como um momento ímpar para a reconstituição da alma angolana.

28/05/2021 Última atualização 06H05
Opinião

O valor da desculpa

O pedido de desculpas pelo Presidente da República, João Lourenço, merece os aplausos de todos. Há momentos na vida que nos devemos retrair um pouco do espírito adversarial do tabuleiro político do nosso país e adoptar uma visão mais histórica.

27/05/2021 Última atualização 08H35
Opinião

“A História não se apaga”

Celebram-se hoje 44 anos desde os acontecimentos do dia homónimo do ano de 1977, quando os acontecimentos que visavam a alteração da ordem política e constitucional, através do chamado “levantamento popular”, resvalaram para os actos que fazem parte da História recente de Angola.

27/05/2021 Última atualização 06H50
Opinião

Os nós dos marimbondos

Os nós que continuam a impedir o desenvolvimento angolano, sufocando todos os sectores, parece não terem fim, mal se consegue desfazer um, de imediato surgem outros atados por mãos ardilosamente ágeis.

27/05/2021 Última atualização 06H40
Opinião

Macron e bagre fumado

Uma vez os ocidentais agarraram no mapa de África e com régua e esquadro fizeram a divisão. Foi a Conferência de Berlim no tempo de Bismark.

26/05/2021 Última atualização 06H20
Opinião

O complexo de culpa ocidental e Israel

Uma senhora denominada Esther Mucznick, identificada como “estudiosa de assuntos judaicos”, escreveu no passado dia 20 de Maio um artigo no jornal português Público sobre os actuais acontecimentos na Palestina a que deu o título de “Por quem se toma este tipo?” e cuja tese central parece ser a seguinte: o clamor universal contra a política expansionista, fascista e genocida de Benjamim Nethanyahu na região não passa de uma tentativa de destruir o Estado de Israel.

26/05/2021 Última atualização 06H00
Opinião

A guerra contra a Covid-19 e a distribuição de vacinas

A luta contra a pandemia da Covid-19 continua em todo o mundo. Estados de diferentes continentes continuam a enfrentar, com maiores ou menores dificuldades, uma doença que está a afectar a vida de milhões de pessoas.