Opinião

07/04/2024 Última atualização 12H16
Opinião

Amor em tempos de enxurradas

O grande “Gabo” (Gabriel Garcia Marquez) escreveu o romance “O amorem tempos de cólera”. Em Caxito, estamos envoltos no mesmo sentimento que une humanos, mas desta em tempos de enxurradas, um constrangimento que não impede a união de seres que apostam na proximidade passional para cumprir a missão inicial adiantada pelo Ngana, “Ides e multiplicai-vos”, e continuar com a vida.

07/04/2024 Última atualização 12H13
Opinião

“Saia de casa, a empregada agora é a minha esposa”

Sim! Já havia ouvido centenas de histórias sobre traições. Histórias de maridos descarados e sem carácter. Armanda olhava boquiaberta para a cena grotesca diante dos seus olhos: o marido enroscado no edredom com a empregada.

07/04/2024 Última atualização 11H59
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana - V

Na segunda metade do século XX, verificava-se que o desenvolvimento da consciência narrativa e auto-constitutiva dos jornalistas e escritores angolanos exprimia-se através de uma discursividade que permite demarcar a existência de comunidades históricas que habitam um território suportado por uma civilização, apresentando características de uma anti-colónia. Por conseguinte, as gerações de escritores cuja acção legitima a institucionalidade da literatura angolana operam com pensamentos que as afastam da tradição literária portuguesa, embora lhes esteja subjacente o espectro da matriz da literatura nacional europeia. Essa consciência narrativa e auto-constitutiva dos jornalistas e escritores angolanos assume a forma de nativismo literário, cujo sujeito é um alter ego do escritor da nacionalidade europeia

07/04/2024 Última atualização 11H56
Opinião

Agricultura (ainda) é a base

Veio-me a ideia de escrever sobre agricultura ao assistir ao programa televisivo apresentado pelo meu amigo Gustavo Silva, homem apaixonado por ciências agrárias e fiel ao campo como poucos.

07/04/2024 Última atualização 10H04
Opinião

Hoje é Dia Mundial da Saúde

Olhando para a necessidade de construção de um futuro mais seguro e saudável para todos, em 1948, os líderes mundiais criaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) e, no mesmo ano, o direito à saúde foi igualmente consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

07/04/2024 Última atualização 10H01
Opinião

Aumentar a consciencialização sobre o HPV

A 4 de Março, assinala-se o Dia Internacional de Consciencialização sobre o HPV, também conhecido como Papilomavírus Humano. O HPV compreende um conjunto de mais de 100 vírus que podem infectar a pele ou mucosas, incluindo as genitais, orais ou anaise, pode causar verrugas anogenitais (na região do ânus e genital) e, em casos mais graves, até câncer, dependendo do seu tipo.

07/04/2024 Última atualização 09H59
Opinião

Uma conquista que merece ser valorizada

O acordo de paz assinado no dia 4 de Abril de 2002, no Luena, província do Moxico, marcou a mudança para um novo ciclo. Enterrou o machado da guerra em definitivo e encerrou uma escalada de violência de anos a fio, que provocou muita dor aos angolanos.

06/04/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Os russos não vêm aí!

A última novidade da propaganda ocidental é que a Rússia, se derrotar a Ucrânia, vai invadir a Europa. Segundo as pesquisas, até a maioria dos habitantes desse pequeno jardim à beira mar plantado – Portugal – parece acreditar nisso. Não posso esquecer-me, a propósito, dos camponeses portugueses que, nas primeiras semanas após o 25 de abril de 1974, subiram as serras da Beira Alta à procura de cubanos, para impedi-los de invadir o país. Fantasia, porém, tem hora. A História diz-nos que essa hipótese é altamente improvável.

06/04/2024 Última atualização 07H05
Opinião

Em memória do meu sobrinho Adalbito Chilala Jamba Sabino

O meu coração está destroçado e a minha família sente-se mudada para sempre pela perda, sem sentido, do meu sobrinho Adalbito Chilala Jamba Sabino - Manito, como o conhecíamos em casa.

06/04/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Um Sistema Nacional de Saúde funcional depende de todos nós

A saúde das pessoas está, em todas as circunstâncias, em primeiro lugar, um pressuposto que o Executivo pretende, permanentemente, fazer jus apostando num sector que é estruturante para o bem-estar dos angolanos de Cabinda ao Cunene.

05/04/2024 Última atualização 07H10
Opinião

A melhoria das condições de transitabilidade nas estradas

É oportuna a informação avançada, há dias, pelo director-geral da ENCIB-UEE, Ivalino Garcia, segundo a qual a empresa vai proceder à recolocação do pavimento em alguns buracos das estradas no município de Luanda.

05/04/2024 Última atualização 07H05
Opinião

Reflexões sobre os Caminhos da Paz em Angola: 22 anos depois

Os longos anos de guerra civil (27 anos), em Angola, pareciam intermináveis devido à complexidade e a dimensão de um dos conflitos mais sangrentos de África, que ceifou várias vidas humanas e destruiu um país que acabava de alcançar a independência, colocando filhos da mesma pátria a lutarem uns contra os outros.