Opinião

26/05/2021 Última atualização 06H05
Opinião

A emergência do protonacionalismo em Angola

Antes da I República em Portugal (1910-1926) e após as independências do Haiti (1804) e da Libéria (1847), Luanda e Benguela passaram de portos negreiros a centros de tertúlia, onde se defendiam, publicamente, os ideais da Revolução Francesa e se manifestava o desejo de obtenção de uma autonomia política, com recurso à actividade jornalística e literária. No dizer de Mário de Andrade, foi “a génese do escrito protestatário” com “correntes de formação de uma consciência nativista – a dos “filhos do País”.

25/05/2021 Última atualização 07H10
Opinião

Relançamento das economias africanas

O 25 de Maio é celebrado o Dia de África e o continente vive um período muito particular da sua história, fase que marca a viragem de décadas por conflitos, com inúmeros países a enfrentarem o desenvolvimento económico e institucional e agora com baixas taxas de crescimento ou mesmo em recessão, devido à pandemia da Covid-19.

25/05/2021 Última atualização 07H00
Opinião

Os povos de África e os governantes

Hoje, 25 de Maio, comemora-se em todo o nosso continente o Dia de África. Trata-se de uma data que é geralmente aproveitada pelos políticos (governantes e não governantes) e pelos cidadãos dos diferentes países do continente berço da humanidade para fazerem reflexões sobre a vida dos nossos povos, nas variadas vertentes - económica, política e social.

25/05/2021 Última atualização 07H05
Opinião

Por um Estado empreendedor cultural

Faz já algum tempo que vários especialistas, funcionários e responsáveis que trabalham nos domínios e em áreas afins as artes e a cultura – entre os quais me incluo – têm estado a flirtar com a ideia de que, por um lado, a gestão de determinadas tarefas e serviços não essenciais e funcionais das instituições artísticas e culturais, no nosso país, deveriam ser privatizadas.

24/05/2021 Última atualização 09H37
Opinião

Citações

“Não fico satisfeito quando vejo numerosos jovens da nossa província entregues ao desemprego. Não podemos continuar a assistir à riqueza a passar nos nossos narizes e nós vivermos na indigência. Isto não faz sentido” Dom Belmiro Cuica Chissengueti, Bispo da Diocese de Cabinda

24/05/2021 Última atualização 09H35
Opinião

África 2021: tornar a excepção uma regra

Na véspera da celebração do dia da unidade africana, o 25 de Maio, julgo que não vale a pena “chover no molhado”. É que quando falamos de África caímos sempre no mesmo discurso, num tom para lá de crítico, verdadeiramente céptico, como se nada estivesse a acontecer nos 54 países, do Cairo ao Cabo.

24/05/2021 Última atualização 09H31
Opinião

Os processos democráticos nas organizações da sociedade civil

Realizou-se neste fim de semana o sexto congresso do Sindicato dos Jornalistas e mesmo numa organização de uma classe dada a disputas internas, não houve nenhum interessado em concorrer com o actual secretario-geral.

24/05/2021 Última atualização 09H27
Opinião

Cartas dos Leitores

Violação de crianças Tenho tomado conhecimento, por via dos órgãos da comunicação social, de informações dando conta do aumento de casos de violação sexual de crianças. Esta situação da violação de criança é muito grave e deve merecer a atenção especial das autoridades. Muitas violações sexuais de crianças ocorrem nos seus lares e são praticados pelos seus familiares.

24/05/2021 Última atualização 09H26
Opinião

As bibliotecas, os jovens e os quadros

Tem se assistido a um grande interesse por parte de muitos jovens angolanos pela leitura, os quais tomam a iniciativa de criar bibliotecas em diferentes municípios.

23/05/2021 Última atualização 08H57
Opinião

Citações

“Era uma pessoa muito preocupada com os problemas dos outros e sempre se disponibilizava para arranjar soluções. Lembro-me de que quando ainda poucos tinham carro, o Zeca não media esforços e apoiava colegas desde que necessário, não se importando se atravessava charcos, buracos, ou zonas de risco” Amândio Clemente, Editor de Desporto do Jornal de Angola, sobre a figura e morte de José Meireles, colega

23/05/2021 Última atualização 08H54
Opinião

O direito ao atrevimento

Desconfiamos dos conselhos para sermos “meninos bem comportados”, ou para aguardarmos pelas “sábias e clarividentes” sentenças dos especialistas e doutores que estudaram os assuntos, ou pelos ainda mais sábios pareceres dos professores doutores estrangeiros que escreveram tratados e dão aulas sobre a temática.

23/05/2021 Última atualização 08H50
Opinião

A pré-época em marcha

Não serei provavelmente a única pessoa a falar nas semelhanças existentes entre a política e o futebol. Não se trata de nenhuma descoberta nem há nada de anormal nisso, já que há muito nos convencemos que a política nunca passou de um jogo. Não tão simples como o futebol, como por vezes o pontapé para a frente, nos obriga ingenuamente a pensar que é.