Opinião

23/05/2021 Última atualização 08H46
Opinião

O ensino, de novo!

A discussão à volta da qualidade da formação que se oferece em Angola reemergiu, nos dias mais recentes. Filipe Zau, Ph.D em Ciências da Educação, logo, conhecedor dos meandros da relação ensino-aprendizagem, fez reacender a abordagem, com uma avaliação crítica contundente. Para uns, realista; para outros, excessiva.

22/05/2021 Última atualização 08H30
Opinião

O liceu e a vacina

A segunda dose da vacina contra a Covid-19 está esculpida em alto relevo na minha memória, graças ao local onde ma injectaram: o Liceu Mutu ya Kevela.

22/05/2021 Última atualização 08H30
Opinião

Quem tudo quer pode tudo perder (IV)

Naquela sexta-feira, 13, Mariana entrou para a faculdade, contrariada na vontade de “matar a aula”, preferindo aceitar a carona do professor, que apenas irrompeu o quintal do hospital universitário, justamente, para a deixar ficar, pois não tinha, ele, aula nenhuma para ministrar.

22/05/2021 Última atualização 08H25
Opinião

Política e ética

Diz-se que na Antiguidade Clássica, a ética era parte intrínseca da prática política, razão pela qual o abraço desta forma nobre de ser e estar em sociedade, mais voltada a servir do que se servir, estava quase que circunscrita às pessoas comprovadamente dotadas de valores.

21/05/2021 Última atualização 08H00
Opinião

Diversidade e diálogo

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, uma data proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 2002, na sequência de uma iniciativa da UNESCO, que nos lembra a todos sobre as vantagens do multiculturalismo, da tolerância, da aceitação da convivência na diversidade, entre outros factores.

21/05/2021 Última atualização 07H55
Opinião

Angelina Vunge - “nossa deputada” em Montevideu, Uruguai

Se um romancista inventasse um personagem com a vida e trajectória da deputada uruguaia Angelina Manuel Vunge, de origem angolana, ele teria que ter muito talento para tornar isso credível. No nosso intercâmbio virtual havia momentos em que a própria Angelina Vunge parecia não acreditar na sua vida tão extraordinária.

21/05/2021 Última atualização 07H55
Opinião

A realidade, a ficção e as redes sociais

O Presidente João Lourenço foi, quinta-feira, 13.05, vacinado contra a Covid-19, no complexo Paz Flor, e, com esse gesto, simples mas carregado de forte simbolismo político, desfez o castelo de inverdades erguido e replicado em diferentes redes sociais, aquando da sua deslocação, em Março, ao Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

20/05/2021 Última atualização 09H10
Opinião

Citações

“Sempre que conseguirem apanhar um bandido devem comunicar de imediato à Polícia Nacional” Paulo Dias de Novais , Porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cuando Cubango

20/05/2021 Última atualização 08H59
Opinião

A misteriosa força do poder

Está escondido por quem escreve a história. Os europeus é que escreveram a história de África porque África lhes pertencia. Omitiram o seu contributo civilizacional para o desenvolvimento da humanidade.

20/05/2021 Última atualização 08H59
Opinião

Poetas e gerações

Às gerações actuais faltam-lhes poetas que as façam acreditar na concretização de sonhos, mesmo que lhes pareçam utópicos, o presente teime em adiá-los e lhes indique outros caminhos aparentemente fáceis de percorrer.

20/05/2021 Última atualização 08H56
Opinião

O nosso (des)regulado mercado

Embora tenhamos leis e regulamentos que orientam os operadores do comércio, a grosso e a retalho, ao lado de entidades que monitoram o exercício das actividades comerciais, a tentação para práticas contrárias ao que estipulam as leis, ao que orientam as autoridades e ao que recomenda a ética, parece demasiado grande para que os operadores do comércio actuem em conformidade.

20/05/2021 Última atualização 08H56
Opinião

Carta do Leitor

As nossas vias Muito já se disse e se escreveu sobre os buracos em geral nas estradas e em particular em algumas artérias da cidade de Luanda. Hoje, quero escrever sobre a situação da via de confluência entre as ruas Cónego Manuel das Neves e a Ngola Kiluanje.