Opinião

26/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Os desaconselháveis tratamentos caseiros para conjuntivite

Os olhos são órgãos vitais que, além de afectar a capacidade de realizar tarefas diárias, como ler, trabalhar e interagir com o ambiente, permitem apreciar a beleza do mundo ao nosso redor.

26/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Avanços e perigos das tecnologias – Parte II

A implementação de estruturas tecnologias e inovação, tem sido cada vez mais decisivas para operacionalizar projectos de investimentos nos vários sectores da economia real e ajudam a materializar programas institucionais os serviços dos cidadãos.

25/03/2024 Última atualização 09H10
Opinião

A importância da China na Dívida Soberana de Angola

– “Nos anos imediatos ao fim do longo e destruidor conflito armado, quando necessitávamos de recursos financeiros para a reconstrução do país, das suas infra-estruturas principais, altura em que encontrámos na China a mão solidária que se disponibilizou a abrir uma linha de financiamento de grande dimensão, com a qual foi dado o impulso principal na reconstrução de estradas, pontes, caminhos de ferro, portos e aeroportos, assim como na construção de raiz das nossas maiores infra-estruturas.”

25/03/2024 Última atualização 09H05
Opinião

Reforço da fiscalização e controlo dos lobbies das importações

Segundo o nosso povo, “obra do chinês não dura” e o curto prazo é tudo o que o Governo tem para inverter o momento de exaustão por que passam os cidadãos.

25/03/2024 Última atualização 09H00
Opinião

A “venda” de medicamentos em locais inapropriados

Os medicamentos usados no país, desde os convencionais aos tradicionais, há muito que requerem processos mais rigorosos que antecedem à entrada em circulação no mercado, além do reforço da literacia em matéria de acesso e uso dos remédios em condições normais, quando unicamente prescritos.

24/03/2024 Última atualização 07H45
Opinião

Haja Homem para Luanda

Não faz muitos dias, ouvi duas senhoras-moças numa abrasada discussão. Os seus berros cobriam os cerca de 700 metros de lonjura da ponte pedonal suspensa, que liga o mercado dos Congoleses à estrada de Catete. Mesmo os que passavam lá em baixo ouviam a berraria.

24/03/2024 Última atualização 07H35
Opinião

“É o meu filho, é médico veterinário!”

Quando, nos idos de 1968, o padrinho de Kibela, um comerciante da Vila de Catete, anunciou que caso o afilhado terminasse o liceu teria a possibilidade de frequentar a Universidade em Portugal, toda a família rejubilou. Um autóctone, filho de camponês, na Universidade de Lisboa não podia ser notícia melhor. Um filho da terra havia de quebrar o ciclo: não seria camponês, pedreiro ou carpinteiro.

24/03/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana- III

Se a historiografia literária é um campo do saber que se constrói em torno da acção dos sujeitos, instituições, obras e acontecimentos que formam um determinado sistema literário, a sua ontologia consiste nas respostas, descrições, definições, conceitos dos objectos e propriedades que estruturam esse tipo de sistema. Por conseguinte, a sua identidade ao longo do tempo justifica a necessidade que temos de operar com o conceito de tradição literária. A reflexão que aqui retomamos exige a clarificação do que, no contexto angolano, se deve entender por ontologia da tradição literária numa perspectiva de filosofia historiográfica

24/03/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Facetas de um Março de contrariedades

Tempo e espaço são componentes que podem aferir que a vida acontece todos os dias e que os humanos são os administradores, que registam os bons e maus momentos, onde a interação com a mãe natureza é o ponto forte, que se opõe a outros tantos fracos, ao passo que as oportunidades, quase sempre em número reduzido, estão do lado oposto aos constrangimentos, estes, sempre em quantidades assustadoras.

24/03/2024 Última atualização 06H10
Opinião

Heróis do Cuito Cuanavale

Muito já se ouviu sobre o Cuito Cuanavale. Mas poucos dominam o real significado do local, apesar de um considerável número de informações a respeito, entretanto, ainda insuficientes e pouco divulgada.

24/03/2024 Última atualização 06H05
Opinião

Moçambique e as políticas do FMI (I)

A relação complexa e multifacetada entre Moçambique e o Fundo Monetário Internacional (FMI) desempenha um papel crucial na moldagem do desenvolvimento económico, da segurança nacional e da soberania do país.

24/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Deputados de “verbo rasgado”

PP : para o entendimento deste texto, a expressão “verbo rasgado” significa a forma pouco polida como alguns deputados à Assembleia Nacional expõem os seus argumentos de razão em debates parlamentares, como se fosse a ratificação de que, na política, tudo vale.