Opinião

24/03/2024 Última atualização 06H10
Opinião

Heróis do Cuito Cuanavale

Muito já se ouviu sobre o Cuito Cuanavale. Mas poucos dominam o real significado do local, apesar de um considerável número de informações a respeito, entretanto, ainda insuficientes e pouco divulgada.

24/03/2024 Última atualização 06H05
Opinião

Moçambique e as políticas do FMI (I)

A relação complexa e multifacetada entre Moçambique e o Fundo Monetário Internacional (FMI) desempenha um papel crucial na moldagem do desenvolvimento económico, da segurança nacional e da soberania do país.

24/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Deputados de “verbo rasgado”

PP : para o entendimento deste texto, a expressão “verbo rasgado” significa a forma pouco polida como alguns deputados à Assembleia Nacional expõem os seus argumentos de razão em debates parlamentares, como se fosse a ratificação de que, na política, tudo vale.

23/03/2024 Última atualização 09H20
Opinião

A importância da optometria na actualidade

Hoje, 23 de Março, comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional da Optometria, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção sobre a cegueira e a deficiência visual e também para a importância mundial desta especialidade na prestação de cuidados primários para a saúde da visão.

23/03/2024 Última atualização 09H10
Opinião

O resgate do colectivo de Artes Chissola

Ao ler Pepetela, na obra 'Lueji: O nascimento de um império', percebe-se que Lueji citadina é um tanto quanto actual. Apesar de muito atarefada com as imensas exigências que lhe eram acometidas enquanto estudante universitária, dedicava-se à arte com elevado profissionalismo.

23/03/2024 Última atualização 09H05
Opinião

Sobre Justino Handanga

Durante o meu tempo no Huambo, tive inúmeros encontros com Justino Handanga, o cantor que faleceu na semana passada. O nosso amigo em comum, Segunda Amões, estava sempre entusiasmado em conectar indivíduos criativos. Conhecendo a minha admiração pela música de Handanga, Segunda apresentou-me a ele.

23/03/2024 Última atualização 09H00
Opinião

23 de Março: uma celebração em contexto de grandes desafios

Sob proposta do Executivo, o dia 23 de Março foi adoptado, desde 2018, como feriado nacional, por ser o dia da Batalha do Cuito Cuanavale, considerado um dos mais sangrentos conflitos armados registados na parte subsariana do continente africano, concretamente, na Região Austral.

22/03/2024 Última atualização 06H10
Opinião

Dia Mundial da Água

Hoje, celebra-se em todo o mundo o Dia Mundial da Água, uma efeméride que, entre outros objectivos, visa fomentar à consciencialização sobre o uso sustentável do líquido precioso, o pagamento regular das contas, a colaboração com as autoridades na denúncia de más práticas e a ajuda na melhoria dos serviços.

22/03/2024 Última atualização 06H05
Opinião

Sociedade “cara baixa” e a ciberdependência

As inevitáveis transformações da humanidade, volvem o mundo numa sociedade global à luz das novas tecnologias, onde existe um critério de proximidade no qual as pessoas interagem em tempo real, não importa a distância, as novas tecnologias conectam todos os cantos do planeta terra.

22/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Montenegro/AD e o desafio de governar com estabilidade

Com os resultados dos círculos eleitorais da Europa e de Fora da Europa apurados na quarta-feira, ficou fechado o quadro das eleições legislativas portuguesas de 10 de Março. Os quatro deputados em disputa foram distribuídos, pelos votantes, em dois para o Chega, um para a Aliança Democrática (AD) e um para o Partido Socialista.

21/03/2024 Última atualização 06H10
Opinião

Tempo de eliminar a discriminação racial

No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. O carácter pacífico da manifestação foi mal interpretado pelas tropas do Exército, que dispararam contra a multidão, provocando cerca de 69 vítimas mortais e outras 186 ficaram feridas.

21/03/2024 Última atualização 06H05
Opinião

…A vitória é certa!

É sempre bom porque é bonito e é sempre bonito porque é bom. Aquelas palavras de ordem antigas de UM SÓ POVO E UMA SÓ NAÇÃO, pegaram de estaca. Lembro-me na cadeia do Aljube da polícia política portuguesa, sempre que possível tagarelarmos sobre o futuro. Que me lembre, nunca recordamos as conquistas desportivas. E foi rápido depois da Dipanda. Potência africana de basquetebol (o colono não era bom nisso e aqui não tem lusofonice).