Opinião

27/03/2024 Última atualização 11H04
Opinião

“Mbambu”, “mbulungu” ou juramento e as makas de feitiçaria

As makas de feitiçaria, reais ou imaginárias, entre os angolanos, acabam quase sempre da mesma forma nas comunidades urbanas e rurais: nunca debatidas, consideradas um “não assunto” e quase que tabú, realidade que não impede que um segmento significativo da população, no campo e na cidade, continue a rever-se em tais práticas e nos seus efeitos.

27/03/2024 Última atualização 06H10
Opinião

Demolição de edifícios para salvaguardar um bem maior

O anúncio feito pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, relacionado com a demolição, nos próximos dias, de três edifícios da cidade de Luanda é um indicador que deve ser analisado com bastante seriedade, considerando o perigo que o assunto representa, em latitude ampla.

27/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Crónica de um golpe de estado

O partido fascista Chega é o grande vencedor das eleições antecipadas ocorridas em Portugal como resultado do golpe de estado judicial de que o Partido Socialista foi vítima, com o beneplácito, no mínimo, do próprio presidente da República do referido país.

26/03/2024 Última atualização 06H05
Opinião

A narrativa certa

Um amigo perguntou-me, com ar preocupado, o que estávamos a fazer de errado. Na Educação, na Saúde, nos Transportes, no Comércio, enfim, nas Contas Públicas. Está difícil encontrar casos de sucesso. Ele tomara de exemplo outras realidades que ele conhece para estabelecer paralelos com a nossa realidade que ele também julga conhecer. Na verdade, o problema não está em nós, refiro-me a mim e ao meu amigo, mas no quadro todo, na forma como compreendemos a nossa própria realidade.

26/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Os desaconselháveis tratamentos caseiros para conjuntivite

Os olhos são órgãos vitais que, além de afectar a capacidade de realizar tarefas diárias, como ler, trabalhar e interagir com o ambiente, permitem apreciar a beleza do mundo ao nosso redor.

26/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Avanços e perigos das tecnologias – Parte II

A implementação de estruturas tecnologias e inovação, tem sido cada vez mais decisivas para operacionalizar projectos de investimentos nos vários sectores da economia real e ajudam a materializar programas institucionais os serviços dos cidadãos.

25/03/2024 Última atualização 09H10
Opinião

A importância da China na Dívida Soberana de Angola

– “Nos anos imediatos ao fim do longo e destruidor conflito armado, quando necessitávamos de recursos financeiros para a reconstrução do país, das suas infra-estruturas principais, altura em que encontrámos na China a mão solidária que se disponibilizou a abrir uma linha de financiamento de grande dimensão, com a qual foi dado o impulso principal na reconstrução de estradas, pontes, caminhos de ferro, portos e aeroportos, assim como na construção de raiz das nossas maiores infra-estruturas.”

25/03/2024 Última atualização 09H05
Opinião

Reforço da fiscalização e controlo dos lobbies das importações

Segundo o nosso povo, “obra do chinês não dura” e o curto prazo é tudo o que o Governo tem para inverter o momento de exaustão por que passam os cidadãos.

25/03/2024 Última atualização 09H00
Opinião

A “venda” de medicamentos em locais inapropriados

Os medicamentos usados no país, desde os convencionais aos tradicionais, há muito que requerem processos mais rigorosos que antecedem à entrada em circulação no mercado, além do reforço da literacia em matéria de acesso e uso dos remédios em condições normais, quando unicamente prescritos.

24/03/2024 Última atualização 07H45
Opinião

Haja Homem para Luanda

Não faz muitos dias, ouvi duas senhoras-moças numa abrasada discussão. Os seus berros cobriam os cerca de 700 metros de lonjura da ponte pedonal suspensa, que liga o mercado dos Congoleses à estrada de Catete. Mesmo os que passavam lá em baixo ouviam a berraria.

24/03/2024 Última atualização 07H35
Opinião

“É o meu filho, é médico veterinário!”

Quando, nos idos de 1968, o padrinho de Kibela, um comerciante da Vila de Catete, anunciou que caso o afilhado terminasse o liceu teria a possibilidade de frequentar a Universidade em Portugal, toda a família rejubilou. Um autóctone, filho de camponês, na Universidade de Lisboa não podia ser notícia melhor. Um filho da terra havia de quebrar o ciclo: não seria camponês, pedreiro ou carpinteiro.

24/03/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana- III

Se a historiografia literária é um campo do saber que se constrói em torno da acção dos sujeitos, instituições, obras e acontecimentos que formam um determinado sistema literário, a sua ontologia consiste nas respostas, descrições, definições, conceitos dos objectos e propriedades que estruturam esse tipo de sistema. Por conseguinte, a sua identidade ao longo do tempo justifica a necessidade que temos de operar com o conceito de tradição literária. A reflexão que aqui retomamos exige a clarificação do que, no contexto angolano, se deve entender por ontologia da tradição literária numa perspectiva de filosofia historiográfica