Opinião

10/03/2024 Última atualização 10H47
Opinião

Entre Saudades e Realidades

Num mundo onde os corações encontram-se e perdem-se com a mesma facilidade, a saga dos relacionamentos rompidos torna-se um terreno fértil para reflexões e, não raro, para a controvérsia. Cada término carrega a sua história, as suas mágoas e, surpreendentemente, as suas esperanças.

10/03/2024 Última atualização 10H44
Opinião

Uma homenagem à mulher

Se olharmos para a nossa mulher que acompanha o marido na rua, notaremos que se mantém atrás e a alguns passos de distância dele; se nos dispusermos a pesquisar a percentagem de relações adúlteras entre homem e mulher, não há como renunciar à ideia inicial de que a percentagem é bem maior naquele do que nesta.

10/03/2024 Última atualização 10H39
Opinião

O anexo da sorte milagrosa

Dizem as pessoas mais velhas, que viram o bairro nascer, que naquela zona existiam muitos imbondeiros. No meio destes, havia um grande imbondeiro, provavelmente com mais de 100 anos de existência, que era rodeado de muitos mistérios.

10/03/2024 Última atualização 10H21
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana- I

Na década de 80 do século XX, decorridos cerca de cinco anos após a Independência de Angola, tivemos a oportunidade de participar em eventos científicos internacionais, integrando comitivas de escritores de várias gerações. Foi um período em que convivemos, simultaneamente, com poetas, ensaístas e ficcionistas de diferentes gerações literárias angolanas. Estou a referir-me às gerações de 40, 50, 60 e 70. Esse sentido da temporalidade subjacente ao conceito de geração suscitava em mim uma profunda curiosidade, a partir do momento em que se institucionalizou o ensino da literatura angolana, na sequência da queda do regime colonial, a partir do 25 de Abril.Por isso, em homenagem ao poeta de Kabiri, Joaquim Dias Cordeiro da Matta (25 de Dezembro de 1857-2 de Março 1894), cujo falecimento ocorreu há 130 anos,a proposta de conversa gravitará em torno dos fundamentos de uma historiografia literária e ontologia dos objectos históricos que o constituem

10/03/2024 Última atualização 10H13
Opinião

Os diabinhos desse mundo maravilhoso

O mundo está maravilhado com as redes sociais. Este deslumbramento estendeu-se às instituições. Correspondências oficiais, informações classificadas como secreta ou reservada, dados de importância capital, como normas internas, declarações específicas ou restrições legais em diferentes contextos,são veiculadas pelas redes sociais de um modo absolutamente inconsequente.

10/03/2024 Última atualização 07H54
Opinião

Inovação no sector público

O sector público é o que sofre maior pressão na sociedade e tem um papel fundamental no combate à pobreza. Desenvolve a actividade concreta do Estado na consecução dos interesses públicos, actuando com a finalidade de assegurar a provisão de um conjunto de bens e serviços. É a ordem operacional legalmente constituída e responsável, dentro da lei e das contingências de implementação das directrizes do Estado e políticas do Governo.

10/03/2024 Última atualização 07H53
Opinião

O conflito na RDC e a via que se esvazia

Há quase quatro meses do sexagésimo quarto aniversário da independência da República Democrática do Congo, o agudizar da instabilidade no referido território, tão rico quanto cobiçado, é um facto, com contornos de infelicidade para os cidadãos que sofrem as agruras da guerra.

10/03/2024 Última atualização 07H52
Opinião

Poder das mulheres é cada vez mais uma realidade

A onda de homenagem à mulher prossegue em todos os pontos do mundo. Certamente, vai continuar até ao final do mês. Premia os esforços desta franja da sociedade na luta pela afirmação e conquista dos seus direitos, respeito e tratamento equitativo.

09/03/2024 Última atualização 19H40
Opinião

Akira Toriyama, um legado do Japão para o Mundo

Akira Toriyama faleceu, aos 68 anos, no dia 1 de Março. O mundo ficou a sabê-lo, na sexta-feira. Para trás, fica um legado e uma obra que marcou gerações com sucessos como Dr. Slump e Dragon Ball.

09/03/2024 Última atualização 09H10
Opinião

Valores morais e cívicos em Angola: da crise à educação restaurativa

Falar da crise de valores morais e cívicos tornou-se um assunto bastante actual e actuante em Angola.São por demais conhecidas as distorções havidas no quadro dos valores morais e cívicos, em decorrência dos contextos históricos que o país viveu e vive ao longo dos tempos.

09/03/2024 Última atualização 09H05
Opinião

Sobre o Presidente Ali Hassan Mwinyi

Ali Hassan Mwinyi, o ex-Presidente da Tanzânia, faleceu em 29 de Fevereiro do presente ano, devido a cancro de pulmão, fazendo com que a nação lamentasse a perda de um homem verdadeiramente bom. O Presidente Mwinyi faleceu aos 98 anos.

09/03/2024 Última atualização 09H00
Opinião

Ética e decoro parlamentar

Os princípios e as normas fundamentais de ética e decoro que devem regular a conduta do deputado à Assembleia Nacional, durante o exercício do seu mandato, bem como o procedimento e as medidas disciplinares aplicáveis no caso de incumprimento, estão plasmados em Código.