Opinião

05/04/2024 Última atualização 07H00
Opinião

As diferentes dimensões da conquista da paz

Angola assinalou ontem, com várias actividades político-culturais, 22 anos de Paz e Reconciliação Nacional desde que foi assinado, a 4 de Abril de 2002, o Memorando de Entendimento do Luena, que pôs fim a 27 anos de guerra fratricida.

04/04/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Feriados prolongados

O ciclo repetitivo do calendário, mesmo sem ser igual para todos, continua a cumprir a missão de se despegar diariamente de uma folha, que tanto pode ser levada pelos ventos do esquecimento, como eternizar-se na galeria dos históricos.

04/04/2024 Última atualização 07H05
Opinião

Palavras mal/ditas

Eu vejo com frequência a televisão de Moçambique. Porque tem debates abertos, é inclusiva e apresenta académicos que produzem comentários e entrevistas que evidenciam sabedoria e liberdade de expressão. Que me desculpem esta liberdade de pensar, mas nós dançamos bué e os moçambicanos pensam maningue.

04/04/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Todos juntos pela Paz e Reconciliação Nacional

A paz que hoje celebramos como uma das maiores conquistas da história do heróico Povo Angolano deixa para trás uma vastidão de sangue, suor e lágrimas, vertidos por muitos dos melhores filhos da Nação, que merecidamente têm os nomes e feitos eternizados no panteão dos Heróis Nacionais que, pela Pátria, tudo deram, até mesmo a própria vida.

03/04/2024 Última atualização 10H10
Opinião

O Papel da Comunidade de Inteligência na Política Externa de Angola

Todo e qualquer país procura salvaguardar a defesa e integridade territorial, bem como os seus interesses nacionais fora das suas fronteiras. Para isso, deve possuir uma Comunidade de Inteligência eficiente e eficaz para pôr cobro a toda e qualquer ameaça à soberania do Estado.

03/04/2024 Última atualização 10H05
Opinião

O beco sem saída de Israel e a força multinacional na Faixa de Gaza

A perspectiva de uma força multinacional para gerir o “day after” na Faixa de Gaza está a ser ensaiada como uma possibilidade em alternativa a uma eventual reocupação de Israel do espaço de terra em que Ariel Sharon tinha evacuado os colonatos em Agosto de 2005 e ao ressurgimento do Hamas.

03/04/2024 Última atualização 10H00
Opinião

Dia Mundial da consciencialização sobre o Autismo

Anualmente, a 2 de abril, é assinalado o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo, efeméride criada através da resolução 62/139 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 18 de dezembro de 2007, com o objectivo de exortar os cidadãos para esta realidade, bem como incentivar a inclusão das pessoas com autismo na sociedade.

02/04/2024 Última atualização 09H14
Opinião

O ponto de partida e chegada

Nos anos 80 conheci Mamborró, num daqueles deliciosos festivais infantis da Rádio Nacional de Angola. De festival em festival, pela rádio e televisão, seguiu-o até tornar-se no aclamado cantor, que deixava as moças todas derretidas e viria a brilhar num “Top dos Mais Queridos”.

02/04/2024 Última atualização 09H11
Opinião

O “profundo diagnóstico” ao sector do Turismo

O Presidente da República, João Lourenço, lançou o repto, relativamente à necessidade de se responder à interessante interrogação segundo a qual o país não consegue atrair turistas, com base nas condições já criadas.

02/04/2024 Última atualização 07H15
Opinião

O humor como ferramenta para amenizar adversidades da vida

“Não se esqueça que o nosso bom humor de hoje pode ser determinante para permanecermos e desafiarmos o dia de amanhã”

01/04/2024 Última atualização 07H41
Opinião

Os dez mandamentos da Ética: um convite para reflexão

A era moderno-contemporânea tem exigido uma reflexão profunda e conjuntural em torno da ética e moralidade da conduta humana, devido à crise de valores vigente que continua a gerar instabilidade na maneira de ser e estar dos homens, com realce para os angolanos.

01/04/2024 Última atualização 07H40
Opinião

Crises internas e os desafios eleitorais do ANC

Os secretários-gerais dos antigos movimentos de libertação nacional da África Australnomeadamente, Paulo Pombolo (MPLA), Sophia Shaningwa (SWAPO), Roque Samuel (Frelimo), Obert Mpofu (ZANU-PF), Emmanuel Nchimbi (Chama Cha Mapinduzi), Fikile Mbalula (ANC) e Kavis Kario (BDP) discutiram, recentemente, em Victoria Falls, Zimbabwe, a conjugação de esforços para a manutenção da estabilidade política, económica e social dos seus países.