Opinião

06/04/2024 Última atualização 07H05
Opinião

Em memória do meu sobrinho Adalbito Chilala Jamba Sabino

O meu coração está destroçado e a minha família sente-se mudada para sempre pela perda, sem sentido, do meu sobrinho Adalbito Chilala Jamba Sabino - Manito, como o conhecíamos em casa.

06/04/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Um Sistema Nacional de Saúde funcional depende de todos nós

A saúde das pessoas está, em todas as circunstâncias, em primeiro lugar, um pressuposto que o Executivo pretende, permanentemente, fazer jus apostando num sector que é estruturante para o bem-estar dos angolanos de Cabinda ao Cunene.

05/04/2024 Última atualização 07H10
Opinião

A melhoria das condições de transitabilidade nas estradas

É oportuna a informação avançada, há dias, pelo director-geral da ENCIB-UEE, Ivalino Garcia, segundo a qual a empresa vai proceder à recolocação do pavimento em alguns buracos das estradas no município de Luanda.

05/04/2024 Última atualização 07H05
Opinião

Reflexões sobre os Caminhos da Paz em Angola: 22 anos depois

Os longos anos de guerra civil (27 anos), em Angola, pareciam intermináveis devido à complexidade e a dimensão de um dos conflitos mais sangrentos de África, que ceifou várias vidas humanas e destruiu um país que acabava de alcançar a independência, colocando filhos da mesma pátria a lutarem uns contra os outros.

05/04/2024 Última atualização 07H00
Opinião

As diferentes dimensões da conquista da paz

Angola assinalou ontem, com várias actividades político-culturais, 22 anos de Paz e Reconciliação Nacional desde que foi assinado, a 4 de Abril de 2002, o Memorando de Entendimento do Luena, que pôs fim a 27 anos de guerra fratricida.

04/04/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Feriados prolongados

O ciclo repetitivo do calendário, mesmo sem ser igual para todos, continua a cumprir a missão de se despegar diariamente de uma folha, que tanto pode ser levada pelos ventos do esquecimento, como eternizar-se na galeria dos históricos.

04/04/2024 Última atualização 07H05
Opinião

Palavras mal/ditas

Eu vejo com frequência a televisão de Moçambique. Porque tem debates abertos, é inclusiva e apresenta académicos que produzem comentários e entrevistas que evidenciam sabedoria e liberdade de expressão. Que me desculpem esta liberdade de pensar, mas nós dançamos bué e os moçambicanos pensam maningue.

04/04/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Todos juntos pela Paz e Reconciliação Nacional

A paz que hoje celebramos como uma das maiores conquistas da história do heróico Povo Angolano deixa para trás uma vastidão de sangue, suor e lágrimas, vertidos por muitos dos melhores filhos da Nação, que merecidamente têm os nomes e feitos eternizados no panteão dos Heróis Nacionais que, pela Pátria, tudo deram, até mesmo a própria vida.

03/04/2024 Última atualização 10H10
Opinião

O Papel da Comunidade de Inteligência na Política Externa de Angola

Todo e qualquer país procura salvaguardar a defesa e integridade territorial, bem como os seus interesses nacionais fora das suas fronteiras. Para isso, deve possuir uma Comunidade de Inteligência eficiente e eficaz para pôr cobro a toda e qualquer ameaça à soberania do Estado.

03/04/2024 Última atualização 10H05
Opinião

O beco sem saída de Israel e a força multinacional na Faixa de Gaza

A perspectiva de uma força multinacional para gerir o “day after” na Faixa de Gaza está a ser ensaiada como uma possibilidade em alternativa a uma eventual reocupação de Israel do espaço de terra em que Ariel Sharon tinha evacuado os colonatos em Agosto de 2005 e ao ressurgimento do Hamas.

03/04/2024 Última atualização 10H00
Opinião

Dia Mundial da consciencialização sobre o Autismo

Anualmente, a 2 de abril, é assinalado o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo, efeméride criada através da resolução 62/139 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 18 de dezembro de 2007, com o objectivo de exortar os cidadãos para esta realidade, bem como incentivar a inclusão das pessoas com autismo na sociedade.

02/04/2024 Última atualização 09H14
Opinião

O ponto de partida e chegada

Nos anos 80 conheci Mamborró, num daqueles deliciosos festivais infantis da Rádio Nacional de Angola. De festival em festival, pela rádio e televisão, seguiu-o até tornar-se no aclamado cantor, que deixava as moças todas derretidas e viria a brilhar num “Top dos Mais Queridos”.