Opinião

15/04/2024 Última atualização 10H05
Opinião

A importância do contexto familiar para o bem-estar do idoso

A família é o principal espaço de referência, por via da qual se efectiva a protecção e socialização dos indivíduos, independentemente da forma como a sociedade se apresenta. É o tronco que exerce de forma intemporal o suporte catalisador de formação de valores culturais, éticos, morais e espirituais, que têm transitado de geração em geração.

15/04/2024 Última atualização 06H55
Opinião

As 17 lições da Ética e Deontologia no atendimento ao cliente na organização

Os desafios que, as Organizações públicas e privadas enfrentam na actualidade, clamam pela necessidade urgente de colocar a Ética e a Deontologia Profissional no centro das atenções e estratégias de actuação, pelo facto de serem instrumentos vitais para a humanização da conduta do homem e/ou profissional, sobretudo no atendimento de qualidade aos clientes.

15/04/2024 Última atualização 06H45
Opinião

Desafios da empregabilidade na sociedade angolana

A empregabilidade dos jovens, através de programas e projectos destinados a capacitá-los e a proporcionar oportunidades significativas de empreendedorismo, é, provavelmente, dos maiores desafios do actual Governo, dos parceiros e de toda a sociedade.

14/04/2024 Última atualização 09H15
Opinião

É preciso conhecer o protocolo de Suporte Básico de Vida

Sem nos arriscarmos a apresentar números, é comum vermos casos de paragem cardio-pulmonar e engasgos que ocorrem, praticamente todos os dias, no domicílio, no local de trabalho, na via pública e em outros espaços.

14/04/2024 Última atualização 09H05
Opinião

Moçambique e as políticas do FMI (FIM)

A segurança nacional de Moçambique é intrinsecamente ligada à soberania do país e à capacidade do Estado de garantir a protecção, estabilidade e bem-estar de sua população.

14/04/2024 Última atualização 09H00
Opinião

Registo de imóveis

Muitos de nós não temos o hábito ou a cultura de registar os nossos bens. Isso nota-se nos nossos bairros ou no seio das famílias, onde, certamente, já assistimos a casos de pais que não têm os filhos registados!

14/04/2024 Última atualização 07H45
Opinião

Mais do que instrumento símbolo cultural

Os tambores africanos, conhecidos pelos seus ritmos hipnotizantes e batidas poderosas, ocupam um lugar significativo na rica herança cultural de África. Mais do que embalar cantos e danças, os tambores africanos servem como um meio de comunicação. Além de servirem para os rituais, podem, igualmente, transmitir a identidade de uma linguagem falada.

14/04/2024 Última atualização 07H40
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana – VI

O conceito de tradição literária acarreta conexões coma história, genealogias dos agentes e eventos,gerações literárias, géneros,antologias, dispositivos de crítica literária, interpretação e ensino. Nas narrativas histórico-literárias angolanas, a articulação dessa malha analítica e instrumental suscita sentidos diferentes, especialmente no modo como se pensa o tempo .É por isso que a função da história literária angolana não pode ser definida com base em modelos que se inspiram em outras temporalidades, tais como aquelas em que se funda a matriz da literatura nacional europeia. No contexto africano, a tradição literária não é invenção contingente ou apenas uma fonte da literatura escrita em línguas europeias. Configura o próprio processo da “razão oral”, como o designou o filósofo senegalês Mamoussé Diagne.Qualquer comportamento centrífugo que ignore o lugar da tradição literária angolana, anula as funções que a história literária pode desempenhar

14/04/2024 Última atualização 07H35
Opinião

Respirar fundo para a paz interior

Um senhor caminha num dos passeios da cidade, debaixo do sol ardente do meio-dia, numa quarta-feira. Sozinho, marca passos largos. Mas, num anda-pára constante, gesticula. Estranhamente, ralha o vazio do jardim, onde ninguém está por perto.

14/04/2024 Última atualização 07H35
Opinião

“Você não vê nada!”

Manhã de segunda-feira, dia 01 de Abril. É hora de ponta. À noite choveu bastante e as ruas de Luanda assemelham-se a extensos lençóis de água.

14/04/2024 Última atualização 07H30
Opinião

Um novo ex-libris na capital moçambicana

Maputo's bridge, ofcourse! A Ponte que liga as duas margens da Baía é hoje um ex-libris de Maputo, enlevo que o visitante que chega à capital moçambicana pode contemplar à janela de um avião, convidando-o a percorrê-la em terra e desfrutar da sua beleza e robustez. Aconteceu comigo.

14/04/2024 Última atualização 07H00
Opinião

O Peso da Ignorância

Num mundo onde a informação é uma moeda valiosa, a ignorância torna-se um fardo pesado para aqueles que optam por não abrir as páginas dos livros. É como se estivessem presos numa caverna escura, onde a luz do conhecimento não consegue penetrar. A falta de leitura não apenas limita os horizontes intelectuais, mas também restringe as oportunidades e molda o carácter de maneiras subtis, porém, significativas.