Opinião

20/03/2024 Última atualização 09H10
Opinião

Novo paradigma das relações Angola-China

Uma das grandes novidades do novo contexto político, diplomático, económico, comercial e financeiro, que deverá envolver as relações entre Angola e China, em função da visita oficial do Presidente da República, João Lourenço, tem a ver com a mudança de paradigma dos laços bilaterais.

20/03/2024 Última atualização 09H05
Opinião

Francofonia 2024: uma ambição de paz, partilha e cultura

Neste Março de 2024, nós, francófonos, celebramos o Mês da Francofonia. Sinto-me muito honrada, como embaixadora de França em Angola e secretária permanente do nosso Grupo dos embaixadores francófonos em Angola, por ter esta oportunidade de partilhar as ambições da Francofonia aqui em Angola, o mais francófono dos países lusófonos.

20/03/2024 Última atualização 09H00
Opinião

A Verdade Sobre o Salário Mínimo que Ninguém quer Contar

O conceito de salário mínimo surgiu no século XIX, na Austrália e na Nova Zelândia, onde se estabeleceu o mesmo formalmente. Geralmente, o salário mínimo é expresso em unidades monetárias por jornada de trabalho, ou seja, o mínimo pago por hora e consequentemente por dia de trabalho a um trabalhador, na prática ele significa o valor monetário minino, com equivalência em bens e serviços, pagos ao trabalhador para que este tenha condições de desenvolver uma jornada de trabalho diária.

19/03/2024 Última atualização 09H10
Opinião

Jornalismo e Chatbot, quem de dois tira um, quantos ficam?

Costumo recomendar a obra de Klaus Schwab, “Moldando a 4ª Revolução Industrial”, para pessoas interessadas em debater com alguma substância a questão da Inteligência Artificial nos nossos dias e como ela pode ajudar a tornar melhor a nossa vida ou a complicá-la, bem mais do que ela já é.

19/03/2024 Última atualização 09H05
Opinião

O impacto das eleições nos EUA para as Relações Internacionais

O processo eleitoral em qualquer país é um dos grandes momentos em que o povo expressa a sua vontade, elegendo através do voto expresso nas urnas o canditado da sua escolha, aquele que apresentar um programa convincente e que poderá dirigir o destino do povo pelo qual ele foi eleito.

19/03/2024 Última atualização 09H00
Opinião

Viva o dia dedicado ao pai

Já se tornou habitual, na sociedade angolana, ainda que nalguns casos passe despercebidamente, a celebração do Dia do Pai, uma data que serve para reflexão, para tributar à figura paterna a merecida homenagem e encorajar aqueles que desempenham esse papel desafiador e honroso.

18/03/2024 Última atualização 08H52
Opinião

Pensamentos sobre África

Imagine uma terra sem árvores, onde hotéis luxuosos exibem cadeiras feitas de madeiras exóticas tiradas de África e processadas em outros lugares.

18/03/2024 Última atualização 08H50
Opinião

A inflação abrindo caminho para a reforma monetária?

A subida generalizada dos preços, tal como se define a inflação, tem sido objecto de acções ameaçadoras e chantagem por parte de actores de algumas tendências económicas neoliberais, que prevaleceram no mundo moderno e que foram desmistificadas numa linguagem clara, simples e esclarecedora por um especialista em economia de desenvolvimento, antigo quadro sénior de Banco Mundial.

18/03/2024 Última atualização 06H50
Opinião

Greves, concertação e bom senso

As greves, quando exercidas dentro dos marcos legais e como prolongamento dos processos negociais, representam sempre um exercício de direitos, liberdades e um ganho das democracias modernas.

17/03/2024 Última atualização 11H34
Opinião

Entre o Sacrifício e o Suicídio

Há na natureza humana uma inclinação para o sacrifício, uma disposição quase poética de nos doarmos em prol de outro ser.

17/03/2024 Última atualização 11H33
Opinião

Primazia aos filhos ou aos animais de estimação?

A forma como os governos dos países olham para as necessidades populacionais influencia o comportamento generalizado da sociedade. Nisso, para a formatação de uma visão e consciência colectivas da sociedade, os Meios de Difusão Massiva (MDM) e, nos tempos que correm, os multimédia, exercem um papel fundamental.

17/03/2024 Última atualização 11H32
Opinião

Marimbondos estão na esquadra da Polícia

Da Sanzala dos Parentes Mais Pobres para a Kimbi chegam sempre notícias. Umas boas, outras nem tanto assim. Outras, ainda, que nem sequer dá para levar a sério, ainda que a pessoa que estiver a transmitir seja séria.