Opinião

02/04/2024 Última atualização 09H11
Opinião

O “profundo diagnóstico” ao sector do Turismo

O Presidente da República, João Lourenço, lançou o repto, relativamente à necessidade de se responder à interessante interrogação segundo a qual o país não consegue atrair turistas, com base nas condições já criadas.

02/04/2024 Última atualização 07H15
Opinião

O humor como ferramenta para amenizar adversidades da vida

“Não se esqueça que o nosso bom humor de hoje pode ser determinante para permanecermos e desafiarmos o dia de amanhã”

01/04/2024 Última atualização 07H41
Opinião

Os dez mandamentos da Ética: um convite para reflexão

A era moderno-contemporânea tem exigido uma reflexão profunda e conjuntural em torno da ética e moralidade da conduta humana, devido à crise de valores vigente que continua a gerar instabilidade na maneira de ser e estar dos homens, com realce para os angolanos.

01/04/2024 Última atualização 07H40
Opinião

Crises internas e os desafios eleitorais do ANC

Os secretários-gerais dos antigos movimentos de libertação nacional da África Australnomeadamente, Paulo Pombolo (MPLA), Sophia Shaningwa (SWAPO), Roque Samuel (Frelimo), Obert Mpofu (ZANU-PF), Emmanuel Nchimbi (Chama Cha Mapinduzi), Fikile Mbalula (ANC) e Kavis Kario (BDP) discutiram, recentemente, em Victoria Falls, Zimbabwe, a conjugação de esforços para a manutenção da estabilidade política, económica e social dos seus países.

01/04/2024 Última atualização 07H38
Opinião

Medidas para lidar com as chuvas

O mês que começa hoje, caracterizado por chuvas acompanhadas de ventos e descargas atmosféricas, algumas vezes fatais, deve levar ao redobrar da vigilância e medidas no sentido de minimizar os efeitos gravosos. O adágio popular “em Abril, águas mil” é um lembrete do cenário que podemos vivenciar com as chuvas previstas, razão pela qual importa que sejam adoptadas algumas medidas a partir da comunidade.

31/03/2024 Última atualização 11H03
Opinião

Entre a Sabedoria e a Ignorância

Num mundo saturado de informação e conhecimento à disposição de todos, a escolha entre iluminar a mente ou mergulhar na escuridão da ignorância torna-se cada vez mais evidente.

31/03/2024 Última atualização 11H02
Opinião

O lagarto Ghandi, a objectiva e a metafísica

Não é todos os dias que nos avistamos com um lagarto, ou que um lagarto nos avista em flagrante câmara lenta, mas como a vida é a primeira bela-arte do encontro, isso não devia constituir para o bicho das patas gémeas espanto.

31/03/2024 Última atualização 11H01
Opinião

Carta aberta a Quem de Direito

Excelência, espero que a minha mensagem o encontre de boa saúde física, psicológica e financeira, nesses tempos em que a crise tornou-se a rainha do mundo e governa a vida de toda a gente.

31/03/2024 Última atualização 10H57
Opinião

Visita guiada à Rádio Moçambique

Em companhia do Ouri Pota Chapata Pacamutondo, director do Centro de Formação da Rádio Moçambique, visitei, a 4.3.24, a RM.

31/03/2024 Última atualização 10H54
Opinião

“Malta, vamos lá p’ro Triângulo tomar café”

“Balumuca. Vamos tomar café no triângulo do Bengo!” O convite para sorver e apreciar a bebida aromática, mundialmente famosa, caiu como uma bomba, só que desta, serviu, igualmente, para rebuscar terras do Bengo famosas na produção do bago vermelho. O papel impresso à zebra com mensagem ousada passava a ideia de que iríamos descobrir algumas verdades e potencialidades adormecidas.

31/03/2024 Última atualização 10H40
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana- IV

Não era mera retórica ornamentalista, a pergunta – “Poder-se-á falar de tradição literária angolana?” – formulada pelo ensaísta e poeta angolano Mário António Fernandes de Oliveira(1934-1989) num artigo publicado, em 1961, no “Jornal de Angola”, órgão da Associação dos Naturais de Angola. As suas respostas se foram afastando, progressivamente, de uma definição possível do que devia ser a coisa literária angolana, a partir do momento em que começou a operar com uma perspectiva absoluta do texto literário. Deste modo, passou a representar uma corrente de pensamento que fazia a apologia de uma tradição literária monista, fundada no uso exclusivo da língua portuguesa. A presente conversa sobre os fundamentos da historiografia literária angolana convoca-nos para a elaboração de mais uma síntese da reflexão ontológica da coisa literária angolana

31/03/2024 Última atualização 08H59
Opinião

As festas religiosas e a sociedade de consumo

O calendário litúrgico das Igrejas Católica Romana, Evangélicas ou Protestantes, herdeiras da Reforma Protestante do Século XVI, bem como as chamadas igrejas pentecostais e as neo-pentecostais, sendo de matriz religiosa-cristã, assinala esta como a Semana Santa, evento de capital importância e simbolismo.