Opinião

02/03/2024 Última atualização 12H10
Opinião

Organização sustentável para o Desporto Nacional

A prática do futebol em Angola, como fenómeno social, agrega indivíduos de várias matrizes, quer culturais, sociais,religiosos, etc.

02/03/2024 Última atualização 12H05
Opinião

Saúde do Rei Carlos III

Num mundo obcecado pela juventude eterna e perfeição inatingível, muitas vezes ignoramos as lutas enfrentadas até mesmo pelos mais estimados. À medida que as notícias sobre a saúde do Rei Charles III, do Reino Unido, se desenrolam, uma história cativante emerge, revelando vulnerabilidades escondidas sob camadas de riqueza e poder.

02/03/2024 Última atualização 12H05
Opinião

Aposta contínua no sector de Energia e Águas

Angola possui uma taxa de cobertura eléctrica de pouco mais de 44 por cento, cifra considerada insuficiente, atendendo à importância vital que o referido bem representa na vida das pessoas. Nesta linha, ratifica-se o enunciado de que, sem água e energia, não há vida, saúde, educação, indústria e economia.

01/03/2024 Última atualização 06H10
Opinião

As denúncias em defesa da Constituição e das leis

As denúncias, reclamações ou queixas, para a defesa dos direitos, da Constituição, das leis ou do interesse geral devem ser encorajadas, à luz do que dispõe a Constituição da República e, sobremaneira, hoje em dia, em que a bandeira do Estado envolve a moralização de toda a sociedade para combater a impunidade, corrupção e actos conexos.

01/03/2024 Última atualização 06H10
Opinião

Ndungidi é património de Angola Independente

Ndungidi Gonçalves Daniel está para Angola e os angolanos, como Eusébio da Silva Ferreira esteve para Portugal e os portugueses. Ambos romperam os limites impostos pelo clubismo, para o firmamento à escala nacional. Os tratados que assinaram com a bola no pé os guindaram à condição de pertença de todo um povo, independentemente da cor da camisola por que se torcia.

01/03/2024 Última atualização 06H05
Opinião

A autonomia financeira do Poder Judicial

Sob o lema “Pela concretização da autonomia financeira e modernização da actividade jurisdicional”, abre hoje o Ano Judicial 2024, cumprindo-se, desta forma, não já uma directriz constitucional, como acontece com o início do ano parlamentar, mas sim com um postulado legal previsto no art.º 7.º da Lei 29/22, de 29 de Agosto (Lei Orgânica Sobre a Organização e Funcionamento dos Tribunais da Jurisdição Comum.

01/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Processos contra Trump marcam calendário eleitoral nos EUA

Quer Donald Trump venha a ser condenado quer venha a ser absolvido dos crimes de que está a ser acusado, as eleições presidenciais norte-americanas, a realizarem-se este ano, a 5 de Novembro próximo, ficarão na história pelos contornos político-judiciais que estão a marcar o pleito.

29/02/2024 Última atualização 06H10
Opinião

Os reiterados problemas nas contribuições da Segurança Social

O incumprimento do pagamento das contribuições ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) por parte de várias empresas nacionais é uma questão que suscita profunda e séria abordagem, tendo em consideração os efeitos paralelos que esta prática pode provocar na esfera jurídica dos beneficiários, impedidos do usufruto de um direito adquirido.

29/02/2024 Última atualização 06H05
Opinião

Os lundas vieram ao Camões

Um dia telefonei ao meu parente Fançony, da orquestra Kapossoka, a perguntar se tinha um afinador de piano. Que sim. Um espanhol. Definitivamente, eu queria pôr o piano a funcionar, um piano que dava um romance. O resto eu já contei. Foi o David Lopez que ficou logo meu amigo e, a partir daí, consolidamos uma amizade e diálogo constante sobre o cisanji, que muitos escrevem kissanji, sua origem, eu ligava a música ao homem mais antigo.

29/02/2024 Última atualização 06H00
Opinião

A medalha e o reverso

Produtores de petróleo e afins lideram a lista universal de ganhos, em 2023, mas, simultaneamente, a dos maiores destruidores do planeta, com todas as consequência que se prevêem, mas aquém das deste ano recém-nascido.

28/02/2024 Última atualização 07H10
Opinião

48 anos da Polícia Nacional

A Polícia Nacional, principal força de segurança pública de Angola, celebra, hoje, 28 de Fevereiro, 48 anos de existência, marcados desde o momento em que o primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, presidiu, na Escola de Polícia Mártires do Kapolo, em Luanda, a cerimónia de juramento de bandeira de 383 efectivos.

28/02/2024 Última atualização 07H05
Opinião

Os desafios eleitorais do ANC trinta anos depois

Nada indica que o ANC venha ser apeado do poder, independentemente de algumas sondagens apontarem para uma eventual perda da maioria que tem alcançado e mantido nas últimas três décadas. Mas as possibilidades de perder a maioria parlamentar são reais, embora não se traduzam, para já, numa perda total do poder