Opinião

12/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

A independência e a paz são bens inegociáveis

O mês de Abril é-nos particularmente caro, por nos ter trazido a paz e aberto as portas para a reconciliação nacional. Angola conseguiu preservar a sua integridade territorial e manter-se como país uno e indivisível.

11/04/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Estudantes e excursões (1)

Tive, sempre, azar com excursões. Quer fossem de passear ou de aprender. Uma vez organizaram excursão das marchas populares de Nova Lisboa, para irem de comboio até Lobito-Benguela e fazerem lá desfile na cópia das marchas populares de Lisboa.

11/04/2024 Última atualização 07H05
Opinião

Autarquias: uma missão de todos

O Regimento e o Costume parlamentar angolano determinam que as propostas e projectos de lei, que durante a legislatura anterior não tenham sido aprovados, caducam. Assim aconteceu com parte dos projectos de lei relacionados com as autarquias, datados da legislatura anterior.

11/04/2024 Última atualização 07H00
Opinião

O papel do revisor para a eficácia da comunicação corporativa e pessoal

Num mundo onde a reputação e a imagem de uma empresa são fundamentais para o seu sucesso, o papel do revisor nas instituições, especificamente nos gabinetes ou direcções de Comunicação Institucional e Imprensa, torna-se ainda mais crucial.

10/04/2024 Última atualização 12H35
Opinião

Até aonde vai o Irão em represália contra Israel?

O Estado de guerra entre Israel e Irão, dois arquirrivais que ironicamente têm heranças milenares comuns e hoje se enfrentam militarmente por procuração, atingiu o apogeu com o ataque do dia 2 de Abril, em Damasco, que levou à destruição do Consulado iraniano na capital síria. Os povos judeus e persas conhecem-se e estão inter-conectados há mais de 3000 anos, bem como interagem como culturas que tiveram sempre muito em comum.

10/04/2024 Última atualização 12H40
Opinião

“A economia que mata”

A expressão que escolhi para o título da coluna de hoje é do Papa Francisco e refere-se aos efeitos do formato tecno-financeiro que cada vez mais o modo de produção capitalista vem assumindo. Trata-se do método ou estratégia correspondente ao projecto neoliberal em curso desde os anos 80 do século passado, quando Ronald Reagan era Presidente dos EUA e MargarethTatcher, Primeira-Ministra do Reino Unido, depois de uma experiência no Chile, que funcionou declaradamente como uma espécie de cobaia das teorias dos Chicago Boys.

10/04/2024 Última atualização 12H35
Opinião

O exemplar fomento das trocas comerciais entre angolanos e namibianos

As trocas comerciais, práticas tão antigas quanto a humanidade, enriquecem as nações e chegam a envolver uma parcela significativa do Produto Nacional Bruto, do ponto de vista da renda que entra para o país. Antigamente, tal como hoje, o comércio entre os povos ocorre quase que espontaneamente, ao ponto de as teorias do Comércio Internacional ficarem praticamente dispensadas do papel que delas se esperam.

09/04/2024 Última atualização 12H36
Opinião

O papel de uma arquitectura de serviços financeiros compartilhada (1)

África está à beira de um renascimento financeiro, preparada para redefinir a sua influência na esfera do investimento global.

09/04/2024 Última atualização 10H23
Opinião

Modelos de Negócios Sustentáveis

Os avanços alcançados em torno do crescimento e desenvolvimento sustentável, reflectem uma viragem radical na forma com que as nações valorizam as questões ambientais, e nesta ordem de ideias, o conceito de sustentabilidade ESG (Environmental, Social, Governance), tal como é percebido hoje, representa uma viragem no pensamento dos líderes de organizações, relativamente a como as empresas devem ser dirigidas e quais os impactos esperados na matriz de sustentabilidade.

09/04/2024 Última atualização 10H21
Opinião

Todos pelo desenvolvimento do país

No âmbito da celebração do 22º aniversário do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, assinalado a 4 de Abril, Angola realizou o 1º Encontro Nacional com cidadãos na diáspora, promovido pelo Movimento Nacional Angola Real (MONAAR). De forma natural, a actividade teve relevante eco na media convencional, como era de esperar, bem como nas plataformas de comunicação digital.

09/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Os pedaços da nossa história

Quando falamos de memória, as pessoas são lestas a associa-la à imagem de um computador ou de um smartphone. Memória que até pouco tempo atrás era quase exclusivamente uma função biológica, passou por um processo de ressignificação que somente uns quantos teimosos insistem em entendê-la como recordação de experiências e de factos vivenciados no passado.

08/04/2024 Última atualização 09H50
Opinião

A importância da Deontologia e Diceologia nas organizações

As Organizações existem por intermédio dos homens e para os homens. O seu funcionamento para ser eficiente e eficaz necessita de uma articulação permanente entre as normas que regulam o comportamento dos profissionais com a garantia dos seus direitos e deveres, bem como a predisposição dos profissionais e das Organizações no cumprimento das respectivas normas.