Opinião

17/03/2024 Última atualização 05H55
Opinião

Insuficiência renal uma doença silenciosa!

Os rins são órgãos internos do corpo humano pertencentes ao sistema urinário, com várias funções, entre as quais filtrar do sangue todas as substâncias tóxicas e outras não tóxicas que estejam em excesso na circulação sanguínea, incluindo os líquidos (água, essencialmente), formando, assim, a urina e, com isso, eliminá-las.

17/03/2024 Última atualização 05H55
Opinião

Reflexões sobre o Haiti

Depois de muitos anos vividos nos Estados Unidos, vi-me a reflectir sobre as profundas discrepâncias entre a realidade do Haiti e a da superpotência vizinha, os Estados Unidos. A proximidade geográfica em nada diminui as vastas diferenças entre ambos os países.

17/03/2024 Última atualização 05H00
Opinião

Um triângulo de amor para durar

Os sinais da presença da China em Angola são por demais evidentes em várias vertentes, desde os mais ínfimos aos mais amplos factores. Aliás, uma caminhada básica pela Avenida Fidel Castro Ruz, também conhecida por Via Expressa, cuja extenção vai do Benfica a Cacuaco, é suficiente para ver o quanto os chineses estão entre nós.

16/03/2024 Última atualização 11H55
Opinião

A observância do respeito é um acto de cidadania

A civilização humana é um termómetro que guia a conduta dos homens,postulado numa pauta de conduta que os normaliza no inter-relacionamento in (formal) e, sobretudo, com as instituições.Se o ser humano é a fonte de todos os valores que a humanidade perpectua, então não há nada mais importante e valioso para ser protegido do que a dignidade do indivíduo.

16/03/2024 Última atualização 11H55
Opinião

A participação e o desenvolvimento local

O desenvolvimento local, tem várias dimensões de cidadania que o transforma em modelos paradigmáticos de mudanças. Normalmente, é um assunto que levanta sempre muita polémica. Das várias dimensões, destacam-se a capacidade efectiva da participação cidadã e a criação de locais interactivos de cidadãos, para recuperar a iniciativa e a autonomia na gestão do bem comum do local.

16/03/2024 Última atualização 11H50
Opinião

A resposta de mais uma visita de João Lourenço à China

A visita de Estado que o Presidente da República, João Lourenço, realizou à China e que termina hoje,representa, acima de tudo, a materialização do princípio de que a política é, de facto, um espaço dinâmico, heterogénio e aberto para todos, onde não existem amigos e inimigos permantes.

15/03/2024 Última atualização 07H15
Opinião

O legado do Dia da Expansão da Luta Armada de Libertação

Hoje é o dia oficialmente consagrado como o da Expansão da Luta Armada, uma efeméride que lembra a bravura de nacionalistas angolanos que, imbuídos do espírito libertador e da necessidade de se livrarem de um sistema que reduzia a maioria da população a meras ferramentas da máquina colonial, usaram de todos os meios para dizer não à colonização.

15/03/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Encontro entre os Presidentes Lourenço e Xi: Quais os segredos por trás da agenda?

O papel de Angola na arena internacional tem ganhado destaque, atraindo a atenção das grandes potências como os EUA, China e Rússia, devido à sua importância geopolítica e interesses económicos na região africana. Este artigo busca examinar os possíveis motivos por trás da agenda do encontro entre os Presidentes João Lourenço e Xi Jinping.

15/03/2024 Última atualização 07H05
Opinião

O Tempo do Mercado de Capitais (Final)

Hoje, quase 18 anos depois da criação da CMC , temos apenas 2 empresas cotadas e são bancos comerciais, Banco BAI e o Banco Caixa Angola, fazem parte de um de serviços, especificamente no sector bancário, e este sempre foi um dos mais avançados da nossa economia, ate porque a banca comercial já faz o seu reporte contabilístico com base nas IAS, dai ter sido apenas um passo pequeno para estas duas instituições abrirem o capital e emitirem valores mobiliários e estarem cotadas em bolsa.

15/03/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Portugal confirma crescimento da extrema-direita nas eleições

As eleições legislativas de domingo (10.03), em Portugal, confirmaram a tendência de crescimento da extrema-direita na Europa, com o Chega, de André Ventura, a obter resultados muito acima do que as sondagens previam, as últimas das quais apontavam para uma descida significativa nas intenções de voto, de 16 para 12 por cento, para essa formação política.

14/03/2024 Última atualização 06H20
Opinião

Glaucoma: uma doença silenciosa que não tem cura

Quis o destino que fosse operado na Semana Mundial do Glaucoma, que decorreu de 7 a 13 de Março, ao glaucoma e catarata no único olho “bom” que me resta.

14/03/2024 Última atualização 06H15
Opinião

O Tempo do Mercado de Capitais (Parte I)

De facto ainda não chegou o tempo do mercado de capitais, não obstante estarem a acontecer eventos que simbolizam algum dinamismo do mercado e propiciem a percepção de alguma “transacionabilidade”contudo, para quem de forma desapaixonada e com algum conhecimento de causa, claramente percebemos que não, ainda não temos um mercado de capitais à nossa dimensão, pois não nos devemos esquecer que o mercado de capitais, de facto nasceu em Angola em 2006 com a aprovação dos estatutos da Comissão do Mercado de Capitais (CMC).