Opinião

21/04/2024 Última atualização 11H56
Opinião

Um caso de amor e “traição”

Rodolfo, professor de Direito Administrativo, entrou na sala de aula da turma pós-laboral do quinto ano, sentou-se, e pediu que os estudantes, que olhavam para ele espantados, abrissem os livros.

21/04/2024 Última atualização 11H50
Opinião

Pobreza discursiva em nobreza da missão

Dizer que estive num ferrenho parlapié amistoso, que desembocou numa daquelas conversas homólogas à semi-recta, cujo princípio define a viagem de um ponto de origem em direcção ao infinito. Longe da abadia de Hautvillers, onde várias técnicas de vinificação foram ensaiadas ainda no século XVII, algum bom vinho nacional abençoava o debate.

21/04/2024 Última atualização 11H28
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana - VII

No aparato conceptual da historiografia literária angolana encontramos referentes de gerações literárias e genealogias de escritores, inscritos no campo da tradição literária secular. Donde os autores podem existir sob anonimato, tal como é o caso das literaturas orais ou como sujeitos nominados, em literaturas escritas. Em todo o caso, escritores e os autores são pessoas com identidades próprias que mantêm vínculos de pertença a comunidades históricas. Por essa razão, quaisquer dissidências ontológico-literárias representam um fenómeno digno de ser tema da história literária, filosofia da história e da filosofia da literatura

21/04/2024 Última atualização 11H23
Opinião

Ângelo Vitoriano

Na madrugada um silêncio profundo som se fez

21/04/2024 Última atualização 08H27
Opinião

Factores que influenciam uma organização a mudar sua cultura

A cultura organizacional é essencial para garantir o sucesso de qualquer empresa. Por meio dela, é possível crescer no mercado, atrair talentos, ter reconhecimento e criar ambientes de trabalho saudáveis. Robbins, (2000,p.204), define que a mudança cultural tende a ocorrer quando existe a globalidade das seguintes condições:

21/04/2024 Última atualização 08H26
Opinião

O bullying na formação de mentalidade criminosa do estudante

A prática de bullying é um problema sério. Além de ser um acto discriminatório que pode desenvolver certas patologias em ambiente escolar. Diminui o nível de aprendizagem, contribui para o défice de atenção, o síndrome do pânico, bem como origina comportamentos agressivos e anti-sociais na adolescência e na vida adulta.

21/04/2024 Última atualização 08H25
Opinião

O quadro económico e social e a apetência para o investimento

O quadro macro económico nacional esteve em evidência durante a semana finda em Washington, Estados Unidos da América. A cidade acolheu, entre os dias 15 e 20 de Abril, importantes acontecimentos ligados à economia mundial.

20/04/2024 Última atualização 12H30
Opinião

Ainda sobre a morte de Caleb: Justiça por mãos próprias ou a glorificação da violência?

Em tempos, a sociedade angolana, particularmente na sua versão luandense, foi chocada com a notícia da morte, por linchamento, do jovem que em vida atendia pelo nome de Nzinga da Silva Miguel, vulgarmente conhecido por Caleb. Foi uma cena cruel, protagonizada por populares que o confundiram com um gatuno de telefones.

20/04/2024 Última atualização 12H35
Opinião

Repensar a certificação das Entidades Formadoras

A proliferação de Entidades Formadoras para atender às necessidades de qualificações da população é cada vez mais notória, mesmo muitas das vezes os meios não justificando o fim da sua criação, o que periga a qualidade da formação e os resultados de aprendizagem dos formandos e que condiciona uma transição bem-sucedida para o mercado de trabalho.

20/04/2024 Última atualização 12H35
Opinião

O caso São Vicente e a suposta “notificação” da ONU

O chamado caso São Vicente, envolvendo alegadamente a ONU e o Estado angolano, transformou-se num verdadeiro faits divers que, além do seu aproveitamento ter sido um acto de puro oportunismo, revela a falta que faz estudar, ler e interpretar coisas básicas.

20/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Saiba como vai funcionar a aplicabilidade das novas medidas

O ajustamento previsto no Decreto 94/24, de 19 de Abril, que estabelece os suplementos remuneratórios para o regime geral e da carreira de docente do Ensino Superior, enquadra-se num conjunto de medidas que o Governo tem vindo a implementar para melhorar a política remuneratória na Administração Pública, após os ajustamentos efectuados em Julho de 2022, nomeadamente 6% para o Pessoal Técnico Superior e entre 11% e 102% para o pessoal não técnico.

19/04/2024 Última atualização 06H50
Opinião

Dignidade devida às pessoas enquanto vivas

Diz a Constituição que Angola é uma “república baseada na dignidade da pessoa humana”, um pressuposto importante que, entre muitas leituras, indica que nos pretendemos assumir como um país que deve garantir, em todas as circunstâncias, as condições básicas de vida digna a todos.