Opinião

14/03/2024 Última atualização 06H10
Opinião

A dignidade como valor no serviço público

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, anunciou, há dias, que mais de meia centena de funcionários afectos ao organismo que dirige foram demitidos da função pública, acusados de má conduta. Dentre as várias formas, a extorsão aos cidadãos aparece no topo da lista das transgressões de serviços aos utentes, prática que provoca prejuízos aos cofres do Estado, revelou, igualmente, o político.

14/03/2024 Última atualização 06H05
Opinião

O interesse público no jornalismo

O direito a informação observado na Constituição da maioria dos países, coloca o jornalismo numa posição de “fiscalizador” dos actos públicos e políticos, na medida em que é um sector privilegiado para levar a informação e comentários desses actos aos cidadãos.

14/03/2024 Última atualização 06H05
Opinião

Mulher imensamente imensa

Estivemos no ventre de nossas mães. Infelizmente, ainda não há tecnologia que explique a nossa vida dentro do ventre quando esperavamos para sair cá para fora e começar a aprender distâncias, beber leite e arrotar.

13/03/2024 Última atualização 06H10
Opinião

O flagelo do consumo de drogas no país

O presidente da Associação Nacional de Luta contra as Drogas (ANLD) apresentou, há dias, em Luanda, o relatório sobre o consumo de drogas em Angola, referente ao ano passado, com uma observação e recomendação que, não sendo novas nem surpreendentes, parecem oportunas e pertinentes.

13/03/2024 Última atualização 06H05
Opinião

China-Angola, juntos a construir uma comunidade de futuro compartilhado mais próxima

É uma grande honra para mim exercer a nova função como Embaixador da República Popular da China na República de Angola. Voltei a trabalhar em Angola depois de 11 anos. Desde a minha chegada, observei o desenvolvimento rápido e progressos constantes de Angola, enquanto a amizade tradicional entre a China e Angola permanece sólida e vibrante, continuando a gerar nova vitalidade.

13/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Crónica de um golpe de Estado (1)

No dia 7 de novembro de 2023, a procuradora-geral da República Portuguesa, Lucília Gago, emitiu um comunicado acerca de alegados crimes de corrupção e tráfico de influências no interior do Governo português e que o referido órgão estaria a investigar, do qual constava o seguinte parágrafo:-“No decurso das investigações, surgiu, além do mais, o conhecimento da invocação por suspeitos do nome e da autoridade do PrimeiroMinistro e da sua intervenção para desbloquear procedimentos no contexto supracitado”.

12/03/2024 Última atualização 09H15
Opinião

DPA e Autarquias: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

Na sequência da minha última abordagem sobre a qualidade do debate parlamentar, tomando a talhe de foice a discussão sobre a Lei da Divisão Político-Administrativa, ocorre-me um episódio que vivenciei enquanto repórter, numa missão à província do Zaire.

12/03/2024 Última atualização 09H05
Opinião

Avanços e perigos das Tecnologias

A questão da infra-estrutura moderna e de alta velocidade, assim como a inteligência artificial (IA) continuam a ser temas absolutamente fulcrais no desenvolvimento tecnológico e os factores mais importantes da 4ª Revolução Industrial associados à tecnologia 5G, considerada a quinta geração da velocidade de comunicação e que, ao ser implementada, vai revolucionar os processos tecnológicos de tal forma que surgirão alterações muito significativas na forma como comunicamos e gerimos a informação.

12/03/2024 Última atualização 09H00
Opinião

A concretização dos fins perseguidos pela mediação angolana

A instabilidade no Leste da República Democrática do Congo (RDC), contrariamente à ideia segundo a qual se trata de um problema interno daquele país, é, de facto, um assunto regional. Se por um lado, o conflito que opõe o Estado congolês às várias forças, ditas negativas, que transformam partes dos territórios que ocupam em espécie de “lebensraum”, sucede no interior da RDC, por outro, as consequências, quanto aos deslocados, pressão nas zonas fronteiriças e todos os efeitos, acabam por transcender às fronteiras.

11/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Angola presente no Comité de Sábios da CEEAC

A velha máxima que corporiza a vida política no continente, baseada na ideia segundo a qual para problemas africanos devem ser aplicados, preferencialmente, soluções africanas, ganha um novo élan com a criação, por parte da Comissão Económica dos Estados da Africa Central (CEEAC), de que Angola faz parte, do chamado Comité de Sábios da CEEAC.

11/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

O poder da Economia Criativa baseada no Carnaval

Por todo o mundo, as manifestaçoes de Carnaval tem vindo a ser cada vez mais usadas como fontes primárias da chamada Economia Criativa. Em muitos países, com o Brasil à cabeça, usa-se a criatividade dos populares expressa em diversas linguagens artísticas para obter milhões resultantes do Turismo e venda de produtos culturais. Regra geral, são apresentações artísticas que, ao contrário do nosso caso, nao se esgotam num único dia. Há toda uma indústria cultural que se estabelece à volta do Carnaval.

11/03/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Um debate sempre actual

Olhamos, muitas vezes, para a questão das alterações climáticas como se se tratasse de um fenómeno que diz respeito apenas aos outros. A verdade, porém, é que na humanidade, actualmente, mais nenhuma geografia encontra-se imune às alterações climáticas globais. Os seus efeitos são sentidos em todo o lado e nós, africanos, em especial, angolanos, não ficamos ilesos.