Opinião

18/04/2024 Última atualização 12H18
Opinião

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os Monumentos e Sítios, cujo Dia Internacional assinala-se, anualmente, a 18 de Abril, são activos da história e identidade dos povos, que devem ser preservados e valorizados como parte indissociável da memória colectiva das sociedades.

18/04/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Impactos da revisão do código do IVA nos operadores

O início de 2024 trouxe consigo a revisão do Código do IVA (CIVA). Mais de 4 anos após a entrada em vigor do IVA, o Executivo angolano aprovou um conjunto de alterações àquele Código, as quais são de saudar, pois demonstram a capacidade de adaptação essencial num processo complexo como a reforma da tributação indirecta de um país, mas também o cuidado com as preocupações dos operadores e da sociedade em geral.

18/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Empreiteiros e fiscais de buracos

Meu irmão mais velho levou-me pela mão para ir ver aquela cena. Tinha bué de gente a olhar à beira da estrada, lá em cima, antes de onde começava a descida da estrada da granja, em frente ao parque infantil. Máquinas e mais máquinas grandes. Primeira uma começou a raspar a terra até a estrada ficar mais funda. Meu irmão, que já andava no 5º ano, disse “isto chama-se terraplanagem”.

18/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Salazar era fascista

O 25 de Abril de há meio século continua a ser lembrado pelos portugueses, embora sem o fulgor dos primeiros anos, nos quais o povo saía à rua para gritar liberdades proibidas, até então, por decreto.

17/04/2024 Última atualização 07H10
Opinião

Travemos, todos, a exploração ilegal de madeira!

Os recursos florestais, de Cabinda ao Cunene, estão sob forte pressão. Esta realidade resulta da crescente procura pelos produtos da flora, fundamentalmente, a madeira, da expansão demográfica, do crescimento económico, entre outras variáveis.

17/04/2024 Última atualização 07H05
Opinião

Alguns países “têm mais direitos” que os outros

O debate ao nível do Conselho de Segurança da ONU, no domingo, 14 de Abril, convocado por Israel na sequência do ataque do Irão, ocorrido na madrugada de sábado, 13, como retaliação à incursão israelita que culminou na destruição do Consulado iraniano na Síria, acabou por revelar muitas facetas sobre as quais vale a pena reflectir e pôr a nu.

17/04/2024 Última atualização 07H00
Opinião

Para não dizerem que não falei do ataque do Irão a Israel

Durante a 2ª Guerra Mundial, os alemães não atacaram nenhuma representação diplomática dos países seus inimigos, contra os quais combatiam nos campos de batalha, sonhando em conquistar o mundo pela força das armas e impor o seu tenebroso regime nazista, racista e ditatorial.

16/04/2024 Última atualização 09H35
Opinião

A nova Pauta Aduaneira e a produção nacional

Desde o último domingo, 14 de Abril, o país tem em vigor uma nova Pauta Aduaneira que, dentre as novidades, apresenta um incremento de 20 por cento de direito aduaneiro para a importação de arroz, antes isento de encargos, 30 por cento para o açúcar e 40 para o leite, produtos que vêm de uma taxa anterior de 10 por cento.

16/04/2024 Última atualização 09H30
Opinião

Sobre os episódios do Longa, primeiro condenar, depois o resto

Os acontecimentos recentes na localidade do Longa, município do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, levam-nos a uma série de questionamentos.

16/04/2024 Última atualização 09H20
Opinião

Facilidades e isenção de vistos. Falta a reciprocidade

Uma das grandes vantagens da mundialização é a facilidade de mobilidade das pessoas, mercadorias e do capital. No fundo, a sociedade global, na actualidade, realiza-se mediante o fim das barreiras que permitem com que tudo esteja acessível para todos.

16/04/2024 Última atualização 07H55
Opinião

Sangue, suor e lágrimas com as cores de Angola

Com sangue, suor e lágrimas, Ângelo Victoriano inscreveu o nome na lista dos “imortais” da história de Angola Independente. Foi um combatente destemido do desporto que, nos campos de batalha de África e do Mundo, deixou tudo dentro das quatro linhas, em defesa de um objectivo maior: o sucesso colectivo, para a alegria do povo, cuja autoestima foi alimentada, durante anos, pelas conquistas do basquetebol.

16/04/2024 Última atualização 07H20
Opinião

Partida de um guerreiro

Acordei, sábado, com chamadas e mensagens. A notícia que não me fez acreditar. “Calado, morreu o teu companheiro do famoso chapéu”. Meu Deus, Ângelo, não pode ser! Exclamei.